Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Projeto de lei

Promotores criticam foro especial para políticos

Luciana Pombo - Folha de Londrina
10 set 2002 às 17:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de promotores do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Patrimônio Público, com sede em Curitiba, fez uma carta aberta para lideranças políticas e sociedade civil organizada. O documento é em defesa da liberdade para a investigação de crimes administrativos e contra a aprovação, sem uma discussão pública prévia, do Projeto de Lei 6.295/2002, do deputado federal Bonifácio de Andrada. O projeto do deputado cria foro especial para ações de improbidade administrativa quando as mesmas forem propostas contra prefeitos, deputados, governadores e senadores, mesmo depois de os mesmos terem deixado seus cargos.

De acordo com o promotor Carlos Alberto Choinski, o projeto de lei foi apresentado no final de junho, o que causou estranheza. ''Pouco antes do recesso parlamentar, em véspera de Copa do Mundo, numa época de preparação para as eleições, em final de mandato para governadores. A preocupação é que se criasse neste momento as condições adequadas para a aprovação de um projeto como este sem qualquer tipo de debate'', afirmou ele.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Na carta aberta, o projeto é comparado à Lei da Mordaça. Os promotores dizem que a atual Lei de Improbidade Administrativa está rendendo frutos e foi a grande responsável pelo nascimento da Lei de Responsabildiade Fiscal (LRF), que deu maior responsabilidade aos gestores públicos. A atitude é destacada como um retrocesso processual que mantém privilégios e fere a garantia da responsabilidade administrativa e do regime democrático.

Leia mais:

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Imagem de destaque
Inelegível

Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026

» Leia a matéria completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo