A análise dos planos de governo de Roberto Requião (PMDB) e Osmar Dias (PDT) na corrida pelo Palácio do Iguaçu, disponíveis na internet, mostra, à primeira vista, mais semelhanças que diferenças entre os oponentes.
Extensos documentos com dezenas de propostas - mais ou menos concretas -, declarações de intenções e diagnósticos da realidade, compõem as diretrizes que farão parte do dia a dia do Estado pelos próximos quatro anos.
Dentre os mais flagrantes pontos em comum está a garantia de manutenção ou ampliação de programas sociais do atual governo, especialmente o Leite das Crianças, Tarifa Social da Água, Luz Fraterna e redução de impostos para micro e pequenas empresas. Outra semelhança diz respeito à forma de elaboração dos documentos, em que são raras as metas quantitativas e análise de custo de cada promessa.
Leia mais:
Bolsonaro e aliados se apegam a tese de perseguição contra investigação de golpe
Londrina vai sediar o 1º Encontro de Transparência e Controle Social
Câmara de Londrina debate nesta segunda-feira alterações na Lei Cidade Limpa
Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula
No programa de Requião, por exemplo, intitulado ''Diretrizes Gerais para um Plano de Governo'', o item relativo à ''Rede Coletora e Tratamento de Esgoto'', se resume a uma palavra: ''ampliar''. Da mesma forma, algumas idéias de Osmar Dias, reunidas no documento ''Propostas para um Paraná Melhor'', são genéricas e se limitam a expor um propósito, como o ''Saúde pra Valer'', que descreve ações para ''promover e proteger a saúde das pessoas e coletividades contra riscos e agravos''.
A promessa de baixar ou acabar com o pedágio foi substituída por Requião pela criação das ''Estradas da Liberdade'' - vias alternativas para escapar das praças de cobrança. Requião também passou a defender a criação das Regiões Metropolitanas de Londrina e Maringá - vetadas em sua gestão, e a criação de um trem de passageiros entre as duas cidades.
>> Leia reportagem completa na Folha de Londrina deste domingo
Serviço:
Os planos de governo estão disponíveis, na íntegra, na internet
www.robertorequiao15.can.br
www.osmardias12.can.br