A cúpula estadual do PSDB concentra esforços em tentar alavancar a pré-candidatura do vice-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Nos bastidores, a avaliação é que ele não decolou, e que deveria abrir espaço para outro nome.
Em resposta à corrente que duvida da viabilidade de Beto, o presidente estadual da sigla, Basílio Villani, disse nesta terça-feira que pretende divulgar uma nota oficial reafirmando a candidatura do vice-prefeito. ''Nunca passou pela nossa cabeça desistir do nome do Beto'', assegurou. ''Esse tipo de especulação acontece, há informações distorcidas, mas ele é o nosso candidato'', completou.
Irritado, o vice-prefeito disse simplesmente que um suposto recuo na sua pré-candidatura ''não existe''.
Leia mais:

Rei dos alimentos importados, azeite foi o líder em falsificações em 2024

Bolsonaro diz que não vai sair do Brasil e que será um problema preso ou morto

Prefeitura de Londrina convoca profissionais para saúde aprovados em concurso

STF mantém por unanimidade prisão de Braga Netto
Beto iniciou esta semana uma série de viagens e encontros no Interior, com o objetivo de fortalecer seu nome. Começou o roteiro por Campo Mourão. No dia 5 de abril, vai para Francisco Beltrão. Em seguida, encontra lideranças em Foz do Iguaçu. As viagens acontecerão toda semana.
O ciclo se encerra em Curitiba, no dia 27 de abril, quando o PSDB paranaense realiza sua pré-convenção. Villani garante que, no encontro, os tucanos batem o martelo e lançam o filho do ex-governador José Richa como candidato a governador.
O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), encomenda no início de abril uma pesquisa para avaliar o desempenho de Beto e dos demais candidatos à sucessão de Jaime Lerner (PFL). Brandão quer analisar tanto o apoio quanto a rejeição aos nomes. Para ele, o percentual de rejeição é importante porque, quanto menor for, maior é a margem de crescimento do candidato.
Brandão - que pode assumir o governo no caso de um eventual afastamento de Lerner e da vice-governadora, Emília Belinati (PFL) - nega que seu nome seja uma opção à pré-candidatura de Beto. O diretor da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, é visto como opção.
Para o líder do PSDB na Assembléia, deputado Ademar Traiano, a candidatura de Beto é ''irreversível''. Traiano afirma que, segundo ''informações internas'' do partido, o desempenho de Beto tem sido positivo.