Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Segundo turno

PSDB e PT fazem acordo para adiar a propaganda eleitoral

ABr
03 out 2006 às 21:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As coligações que apóiam os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin fecharam acordo para que a propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV comece a ser veiculada apenas no dia 12 deste mês. Pela legislação eleitoral, o horário gratuito pode ter início 48 horas após a proclamação do resultado das eleições. Com isso, começaria na quinta-feira (5).

"É um prazo para que as produtoras tenham tempo de planejar e formatar os novos programas, já que a propaganda agora será diária", justificou Márcio Luiz Silva, advogado da Coligação A Força do Povo (PT/PRB/PCdoB). Segundo ele, os partidos estão apenas esperando a reproclamação do resultado das eleições pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para pedir a aceitação do acordo pela Justiça Eleitoral. A proclamação dos resultados, feita ontem (2) pelo TSE, deve ser anulada. O tribunal considerou que o anúncio foi feito sem cumprir todas as etapas previstas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O advogado da coligação Por um Brasil Decente (PSDB/PFL), José Eduardo Alckmin, confirma o acordo e diz que o prazo servirá para a reorganização de estratégias de campanha.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina


Ontem, ao saber quer os partidos estavam negociando o adiamento, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio Mello, disse que será preciso analisar a viabilidade legal do acordo e que o tribunal fará isso quando a consulta chegar ao tribunal. Independente do pedido de homologação de acordo pelas coligações interessadas, o TSE deve discutir o assunto na sessão desta terça-feira, segundo a assessoria do tribunal. Os ministros deverão esclarecer a regra prevista na legislação eleitoral

Publicidade


Segundo o artigo 49 da Lei Eleitoral (9504/97), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão relativa ao segundo turno começa as emissoras de rádio e televisão reservarão, a partir de quarenta e oito horas da proclamação dos resultados do primeiro turno e até a antevéspera da eleição. Pelo calendário eleitoral previsto na resolução 22.249 do TSE, 16 de outubro é o último dia para o início do período de propaganda eleitoral gratuita, relativo ao segundo turno.


A propaganda eleitoral gratuita termina no dia 27 (sexta), antevéspera do segundo turno – marcado para o dia 29, último domingo do mês. A propaganda será transmitida todos os dias, inclusive aos domingos: no rádio, às 7 horas e às 12 horas; na televisão, às 13 horas e às 20h30 - horário de Brasília.

A propaganda eleitoral gratuita será dividida em dois períodos diários de 20 minutos para cada eleição, ou seja, dois blocos de 20 minutos para presidente e dois blocos de 20 minutos para governador. O tempo de cada período diário será dividido igualitariamente entre os candidatos. Onde houver segundo turno para presidente e governador, veicula-se primeiro a propaganda para presidente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo