O líder do PSDB na Câmara, deputado Alberto Goldman (SP), encaminha nesta quinta-feira (07), ao Ministério Público Federal, representação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por improbidade administrativa. O motivo da representação é a reunião promovida ontem por Lula no Palácio do Planalto com seis prefeitos do PT.
Goldman explicou que, se o Ministério Público acolher a representação, ela será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), e a punição, se houver, pode variar de multa pecuniária a suspensão de direitos políticos.
Mas isso, depois de o processo ser autorizado pela Câmara e correr no Senado, que se transforma em um tribunal político e, nas sessões relativas ao processo, é presidido pelo presidente do STF. A hipótese é muito remota porque o TSE considera que os atos de Lula foram legítimos.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
O deputado considerou a reunião de Lula com os prefeitos um problema ético, visto que o Palácio do Planalto deveria ser usado para discutir os problemas da nação e não estratégias eleitorais.
Fonte: Agência Estado