O PT entrará no segundo turno como a sigla que mais conquistou capitais no primeiro turno das eleições municipais. No total, foram seis: Aracaju (SE), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Macapá (AP), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) - as duas últimas são o terceiro e o sétimo maiores colégios eleitorais do país, respectivamente. Além disso, o partido saiu na frente em Porto Alegre (RS), Vitória (ES) e Porto Velho (RO).
É provável que o PT ultrapassará a marca de oito capitais que detém atualmente, além das três onde lidera, concorre em mais seis. No entanto, um fantasma ronda o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a possível derrota de Marta Suplicy em São Paulo, o maior colégio eleitoral do País.
Em São Paulo, José Serra (PSDB) abriu vantagem de mais de sete pontos percentuais sobre a petista (43,53% a 35,85%) e tornou ainda mais difícil uma reviravolta do pleito no segundo turno. A derrota na capital paulista, para além da perda de poder no Estado, teria como efeito colateral um enorme enfraquecimento na eleição presidencial de 2006.
Leia mais:
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
As vitórias do PT
Fernando Pimentel (68,49%) venceu em Belo Horizonte; Marcelo Deda (71%), em Aracaju; João Paulo (56,05%), em Recife; Raul Filho (64,46%), em Palmas; João Henrique (41,50%), em Macapá; Raimundo Angelim (49,50%), em Rio Branco; Porto Velho; Roberto Sobrinho (32,03%), em Rio Branco.