Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Negociação

PT faz troca com PTB e presidirá Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados

Agência Estado
18 fev 2014 às 20:31

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Líderes partidários da Câmara dos Deputados definiram na tarde desta terça-feira, 18, as presidências das comissões temáticas permanentes da Casa. O PT abocanhou as Comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Seguridade Social e Família (que trata de temas relativos à área da Saúde), foi contemplado com a Comissão Mista de Orçamento (a CMO, formada por deputados e senadores) e por pouco não perdeu Direitos Humanos e Minorias.

Na reunião que sacramentou o controle das comissões, o PSB surpreendeu ao escolher uma comissão que já estava encaminhada para outro partido. Como o líder Beto Albuquerque (RS) não havia participado do acordo prévio, ao anunciar sua opção acabou mudando a ordem prevista das escolhas e a Comissão de Direitos Humanos caiu no colo do PTB, gerando uma tensão entre os líderes. Assim, o PT escolheu Viação e Transportes e fez a troca com o PTB. "Fiquei ali muito preocupado com Direitos Humanos", admitiu o líder do PT, Vicentinho (SP).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O petista saiu da reunião reafirmando que Direitos Humanos era uma prioridade do partido e que precisava voltar às mãos de parlamentares ligados historicamente com o setor. "Não poderíamos permitir que essa comissão ficasse em mãos erradas", disse Vicentinho.

Leia mais:

Imagem de destaque
STF

Moraes diz que 8/1 demonstrou falência de autorregulação das plataformas

Imagem de destaque
Recurso

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para tirar trama golpista da relatoria de Moraes

Imagem de destaque
11 votos contrários

Vereadores de Londrina rejeitam projeto de lei que autorizava troca de imóveis para sede da Codel e Ippul

Imagem de destaque
Marco Civil da Internet

STF retoma julgamento que pode punir redes sociais por conteúdos de usuários


Com a distribuição, o PSC - que demandava o controle de um grupo de trabalho - vai presidir a Comissão de Legislação Participativa, a que sobrou na ordem de escolhas. O PT tinha direito de reivindicar a quarta comissão da Casa, mas cedeu à pressão do PSC. A Comissão de Turismo e Desporto foi desmembrada: o PP ficou com Turismo (além da Comissão de Trabalho) e o PDT com Desporto. Assim, a Câmara passou a ter 22 comissões permanentes.

Publicidade


O PSB escolheu Educação, que antes estava na mira do DEM e do PSDB. Este herdou as comissões de Relações Exteriores, além de Ciência e Tecnologia. O DEM ficou com Segurança Pública.


Os recém-criados PROS e Solidariedade também passam a controlar comissões na Câmara. O primeiro ficou com Integração Nacional e o segundo, com Desenvolvimento Econômico.

O segundo partido da Casa, o PMDB, controlará Desenvolvimento Urbano, Finanças e Tributação, além de Fiscalização Financeira e Controle. O PSD conseguiu Minas e Energia e Defesa do Consumidor. O PR presidirá Agricultura, o PV, Meio Ambiente e o PCdoB ficará com Cultura.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo