O Partido Verde (PV) é a legenda com o maior número de candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de outubro. A sigla aparece na frente de partidos considerados tradicionais, como PMDB e PT. Serão 1.363 pessoas concorrendo aos cargos de presidente, senador e deputados federal, estadual e distrital.
Na comparação com 2006, o crescimento do número de candidatos do PV para o pleito deste ano é de 40,3%, segundo dados do TSE atualizados nesta segunda-feira (2). Na última eleição presidencial, a sigla não aparecia nem entre as cinco com maior número de candidatos. A legislação eleitoral permite que os partidos apresentem uma vez e meia o número de candidatos no caso da disputa para deputados federal, estadual e distrital. Para as coligações, pode ser apresentado o dobro do total das vagas, mas o número deve ser dividido entre os partidos coligados.
O PV, nestas eleições, tem uma candidata à Presidência e, para garantir palanque nos estados, lançou sozinho 11 concorrentes aos governados estaduais. Em 2006, foram apenas três. "O PV saiu sozinho em muitos lugares para fazer palanque para a candidata Marina Silva. Então, em 11 estados tem direito de lançar, sozinho, uma vez e meia o número de vagas que está disputando", disse Leonardo Barreto. "É uma estratégia política. Coisa que nunca tinha feito antes", avaliou.
Leia mais:
Lula defende 'pilar social' e jornada de trabalho equilibrada no G20
Paraná: Programa 'Parceiro da Escola' é suspenso pelo Tribunal de Contas
Ato contra 6x1 na Paulista tem xingamento a Nikolas Ferreira e ausência da CUT e PT
Irmão de autor de atentado diz que ele se "deixou levar pelo ódio"
O Partido dos Trabalhadores, que em 2006 estava em terceiro na lista, atrás do PMDB e do PDT (este com 1.193 candidatos), agora está em segundo lugar no número de registros de candidatura no TSE. Se há quatro anos 1.148 pessoas concorreram a uma vaga pelo partido, em 2010 esse número é de 1.346 – crescimento de 17,24%.
O PMDB liderou a lista dos candidatos há quatro anos e agora aparece em terceiro lugar. Apesar de ter tido um crescimento de 7,35% – ao passar de 1.196 candidatos para 1.284 –, aparece atrás do PV e do PT.
O número de candidatos do PSDB é 5,1% superior que nas eleições gerais passadas, mas o partido caiu uma posição em relação ao pleito de quatro anos atrás. Passou de quarto para quinto lugar. O PSB, que apareceu em quinto em 2006, agora está em quarto – com aumento de 8,5%.
Veja abaixo a lista dos partidos com mais registros de candidatura no TSE para os cargos de presidente, governador e deputados federal, estadual e distrital.
Eleições de 2006:
PMDB – 1.196 candidatos
PDT – 1.193 candidatos
PT – 1.148 candidatos
PSDB – 1.044 candidatos
PSB – 1.037 candidatos
Eleições de 2010:
PV – 1.363 candidatos
PT – 1.346 candidatos
PMDB – 1.284 candidatos
PSB – 1.126 candidatos
PSDB – 1.098 candidatos