Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Recurso regular

Recurso em que Hauly pede diplomação sobe para o TSE

Janaina Garcia - Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Presidente do TRE, desembargador Jesus Sarrão, considerou o recurso ‘regular’
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Jesus Sarrão, remeteu ontem ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recurso ordinário em que a coligação ''Londrina Forte e Digna'' e o candidato Luiz Carlos Hauly (PSDB) solicitam a proclamação e a diplomação do tucano como prefeito sem necessidade de um novo segundo turno.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O pedido já havia sido feito em janeiro ao então juiz da 41 Zona Eleitoral, Mário Nini Azzolini, e refeito ao próprio TRE, relatado pela desembargadora Gisele Lemke. As duas instâncias não aceitaram a medida. A desembargadora, inclusive, apontara que, como Londrina tem mais de 200 mil eleitores e como nenhum dos concorrentes no primeiro turno - com a anulação dos votos de Antonio Belinati (PP) pelo TSE em 19 de dezembro - obteve maioria absoluta na primeira votação, não seria possível diplomar, tampouco proclamar o segundo colocado do segundo turno prefeito eleito.

Continua depois da publicidade


A relatora do processo ainda citou orientação do TSE em resposta à consulta do TRE do Piauí, na normativa que deveria ser seguida em todo o País: em caso de recontagem de votos, quando cassado o eleito, se ninguém atingisse, em primeiro turno, 50% mais um dos votos válidos, novas eleições deveriam ser convocadas.


No despacho do último dia 16, o presidente do TRE considerou o recurso ''regular'' e até desconsiderou a necessidade de julgá-lo admissível ou não.


A FOLHA tentou contato com advogado de Hauly em Curitiba, Luís Fernando Pereira, mas ele não atendeu as ligações - os advogados da coligação em Londrina, Mércio Galvão e Frederico Reis, alegaram que apenas a defesa na capital poderia se manifestar a respeito.

Continua depois da publicidade


A reportagem ainda tentou falar com o candidato, mas um assessor informou que ele estava em evento de campanha em uma igreja.

Apesar do recurso pela diplomação, Hauly está em campanha oficial pelo novo segundo turno desde o último dia 10, nas ruas, e dia 14, no horário eleitoral gratuito de rádio e TV. Dessa vez, porém, o adversário é o pedetista Barbosa Neto, cuja campanha de rua teve início dias antes da do tucano.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade