Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
385 deputados

Redução de vagas na Câmara dos Deputados ameaça representação popular

Carolina Avansini - Grupo Folha
16 out 2016 às 08:55
- Agência Estado
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Reduzir em 25% o número de vagas na Câmara dos Deputados e diminuir de três para dois os assentos reservados aos senadores de cada estado no Parlamento é o objetivo da Proposta de Emenda à Constituição nº 106 (PEC 106/2015), atualmente em tramitação no Senado que, na prática, estabelecerá um teto de 385 deputados eleitos, ante os atuais 513.

O projeto é de autoria do senador Jorge Viana (PT-AC) e tramita atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania à espera de realização de uma audiência pública para debater o tema. Na justificativa da proposta, o senador defende que é possível exercer as funções típicas do Poder Legislativo com uma estrutura mais enxuta em ambas as Casas, sem prejuízo da representatividade popular.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A quantidade de parlamentares existente no Brasil é fruto de um arranjo feito no período da ditadura militar, quando, para privilegiar coronéis de regiões menos populosas, o governo aumentou o número mínimo de deputados e ampliou o número de senadores. O critério usado no período do arbítrio, pelos militares, não pode ser mantido em plena democracia", ressalta o relator da proposta, senador Randolfo Rodrigues (Rede-PE).

Leia mais:

Imagem de destaque
Pré-candidato

Tiago Amaral comenta sobre ‘desenvolvimento humano e econômico’ para Londrina

Imagem de destaque
Ex-procurador

Deltan Dallagnol diz que não está inelegível e articula se lançar a prefeito de Curitiba

Imagem de destaque
Eleições 2024

Pré-candidatura de Turini a Prefeitura de Londrina deve ser 'vitrine' do MDB no Paraná

Imagem de destaque
Tração animal

Vereadores votam contra Projeto de Lei que proíbe carroças em Londrina


Analistas políticos ouvidos pela FOLHA, porém, discordam do argumento e defendem que antes de reduzir a quantidade de parlamentares é preciso melhorar a qualidade dos representantes do povo no Legislativo e garantir maior representatividade política a todos os setores da sociedade.

Leia mais na edição deste domingo da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade