Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lei do vale-transporte

Richa decreta luto pela morte de Affonso Camargo

Agência Estadual de Notícias
24 mar 2011 às 13:32
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Beto Richa decretou luto oficial de três dias no Paraná pela morte do ex-senador, deputado federal e ministro Affonso Alves de Camargo Neto, ocorrida na manhã desta quinta-feira (24), em Curitiba. "É um reconhecimento à contribuição que, com suas ações políticas, Affonso Camargo deu ao Paraná e ao Brasil", disse o governador, lembrando que o ex-deputado foi o autor da lei que criou o vale-transporte, "uma importante conquista social para os trabalhadores".

Richa destacou a serenidade, o equilíbrio e a capacidade de conciliação como marcas da trajetória de Affonso Camargo. "Tive o privilégio de conviver com ele durante a maior parte da minha vida. Perco um bom amigo e um grande conselheiro", afirmou o governador. "Suas ações políticas são motivo de muito orgulho para nós paranaenses. Era um homem de grande visão e respeitado por todos".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A família de Affonso Camargo anunciou que não haverá velório e pede que não sejam enviadas coroas de flores. Haverá missa de sétimo dia, em data e local ainda indefinidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados federais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
'Bluesky'

Lula adere a rede rival de Musk após movimento da esquerda contra X

Imagem de destaque
Briga de engravatados

Após ser chamado de ‘incompetente’ na ExpoLondrina, ministro de Lula reage

Imagem de destaque
Entenda

STF forma maioria para ampliar foro especial, mas Mendonça interrompe julgamento


TRAJETÓRIA


Affonso Camargo nasceu em Curitiba e herdou o nome do avô, Afonso Alves de Camargo, que foi presidente (o equivalente a governador) do Paraná de 1916 a 1920. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, ocupou vários cargos políticos e administrativos. Iniciou sua carreira em 1964 como vice-governador (no primeiro mandato de Ney Braga). Entre 1979 e 1987 foi senador da República. Foi eleito quatro vezes deputado federal e no ano de 1989 candidatou-se à presidência da República.

Na administração estadual, Affonso Camargo foi ainda duas vezes secretário, da Justiça e da Fazenda. Foi presidente do Banco do Estado do Paraná e diretor do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Paraná. Na década de 80 foi indicado por José Sarney para assumir o Ministério dos Transportes e durante a gestão do ex-presidente Fernando Collor foi ministro das Comunicações e novamente dos Transportes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade