A vereadora Sandra Graça (PP) e seu ex-assessor Salvador Kanehise foram condenados por improbidade administrativa. Segundo informações da Folha de Londrina, a sentença foi proferida na segunda-feira pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Emil Tomás Gonçalves.
Na decisão, o juiz determina que os dois devolvam aos cofres do município em R$ 9 mil. Entre abril e dezembro de 2008 Kanehise recebeu normalmente seu salário na Câmara, mas efetivamente não trabalhava para a vereadora, mas, em sua marcenaria e em escolas de artes marciais.
Além de ressarcir os recursos, a decisão pede ainda a suspensão dos direitos políticos por oito anos; o ressarcimento integral do dano; perda da função pública; multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano; e proibição de contratar com o poder público por dez anos. As penas valem apenas após não haver mais possibilidade de recursos. Eles podem recorrer ao Tribunal de Justiça. Pelo mesmo fato, os dois réus respondem ação pelo crime de peculato.
Leia mais:
Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF
Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF
Investigados por golpe obtiveram informações da delação de Mauro Cid
“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido pela PF planejava impedir posse
Procurada pela reportagem da Folha de Londrina, Sandra Graça não quis comentar o assunto. "Não estou sabendo. É com minha advogada". Os advogados da vereadora e de seu ex-assessor não foram localizados.
Leia a reportagem completa de Loriane Comeli, na FolhaWeb.