O senador José Sarney manifestou-se convicto de a reforma política não avançará, nesta segunda-feira, em Porto Alegre. "Sou o mais longevo dos parlamentares do Brasil, tenho ouvido sempre falar de reforma política, mas infelizmente nunca se concretiza", comentou, em breve entrevista coletiva, no Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul. "Acho difícil passar porque precisa de uma vontade política conjugada do Congresso, do poder Executivo, de todos os atores da área política e isso é quase impossível porque todos os que são eleitos com as regras atuais não são desejosos de modificar essas regras", avaliou.
Para o ex-presidente da República (1985-1990), o Brasil conseguiu avançar na área social e na econômica, mas não avançou da mesma maneira na área política.
Sarney passou parte do dia em Porto Alegre como convidado da Academia Rio-Grandense de Letras para a inauguração de uma sala dedicada à literatura gaúcha no edifício que guarda o acervo do Ministério Público Estadual. Durante a tarde, fez uma visita de cortesia ao governador Tarso Genro (PT).