Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Negociação com Paraguai

Senado vai definir valor pago por energia de Itaipu

Agência Brasil
27 abr 2011 às 15:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O reajuste do valor repassado ao Paraguai pela energia produzida na Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional poderá ser votado, no Senado, na semana que vem. Essa é a intenção do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP) e da relatora da matéria na Comissão de Relações Exteriores (CRE), Gleisi Hoffmann (PT-PR), que se reuniram hoje (27) com deputados e senadores do Parlamento paraguaio. Segundo a senadora, o projeto pode ser votado amanhã (28) na comissão e ser analisado em plenário na semana que vem.

Por ser um projeto de decreto legislativo, depois de aprovado pelo Congresso, o texto não precisa ser sancionado pela presidenta Dilma Rousseff para entrar em vigor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mais cedo, Sarney afirmou que o Tratado de Itaipu entrou em vigor há muito tempo e necessita de revisão. Segundo ele, o Congresso brasileiro examina a proposta de triplicação do valor da energia repassado ao Paraguai "dentro de um espírito de cooperação sem, contudo, deixar de perder de vista que Itaipu é uma usina construída quase que totalmente com recursos brasileiros".

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo

Imagem de destaque
Entenda

PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro


José Sarney não acredita em qualquer ação parlamentar que inviabilize ou dificulte a aprovação do projeto. Segundo ele, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociou bem essa questão com os paraguaios. O senador ressalvou, porém, que "há sempre uma reação contra qualquer concessão".

Publicidade


O presidente do Senado defendeu menos radicalismo no debate sobre a matéria. Para ele, é necessário que as autoridades brasileiras sejam "mais realistas" e percebam que o Brasil se encontra em um novo patamar internacional, o que inviabiliza que o país considere apenas os seus interesses em questões como a de Itaipu.


Os presidentes do Senado do Paraguai, Gonzáles Daher, e da Câmara, Victor Bogado, acompanhados de outros deputados e senadores, participaram da reunião com Sarney. Eles pediram que o Parlamento brasileiro acelere a análise do projeto. "Cremos que é justo e estamos vendo que o Brasil tem demandado esforços para concretizar a proposta [negociada pelo então presidente Lula e pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo]."

Daher afirmou ainda que o aumento dos recursos recebidos pela venda da energia produzida por Itaipu são importantes para concretizar investimentos sociais prioritários, especialmente nas áreas de saúde e educação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo