Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Senador quer criar três territórios no Amazonas

Agência Brasil
07 abr 2002 às 20:26

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) defende um novo "planejamento geo-estratégico" para o Brasil que envolveria não apenas a criação de territórios, com a divisão de estados, mas também de municípios. Na sua avaliação, o Brasil precisa de um legislação que estimule a divisão de áreas mais pobres. Ele acredita que, desta forma, será mais fácil a redistribuição dos recursos da União à população mais carente, além de melhorar o setor da segurança nacional.

Na próxima quarta-feira, a Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados vota proposta de Mozarildo que cria três novos territórios, com a divisão do estado do Amazonas. São eles os territórios do Solimões, Rio Negro e Juruá. A proposta já foi aprovada no Senado e depois de passar pela Câmara, deverá ser realizado levantamento sócio-econômico sobre a viabilidade da divisão do estado do Amazonas e, posteriormente, um plebiscito entre a população para ratificar a decisão do Congresso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mozarildo disse que a concentração de municípios em regiões mais desenvolvidas contribui para o agravamento das desigualdes regionais. Ele defende que com a criação de mais municípios poderá haver maior descentralização administrativa, com desenvolvimento mais harmônico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

O senador lembra ainda a questão da segurança nacional. Ele citou dados divulgados pelo "Jornal Nacional", da TV Globo, que revelou que a região Sul, que faz fronteira com três países, tem 570 municípios na faixa de fronteira, enquanto a região Norte, que se limita com sete países, tem apenas 98 municípios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo