Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Clãs no Congresso

Senadores eleitos têm parente na política, diz ONG

Agência Estado
16 nov 2014 às 09:22

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na próxima legislatura, a bancada dos senadores vinculados a concessões de rádio e TV terá 20 integrantes, quase um quarto da Casa. Quase todos os integrantes desse grupo, 19, possuem ou possuíram algum parente na política. O número está no estudo da ONG Transparência Brasil e reforça a ideia da manutenção dos clãs no Congresso. Na pesquisa, a organização constatou que 60% de todos os senadores da próxima legislatura têm parentesco político. Na Câmara, o porcentual de parlamentares é de 49%.

A organização havia divulgado em junho outro levantamento no qual também analisava o parentesco político dos eleitos, mas com foco nos pleitos de 2010 para todos congressistas, e no de 2006 para o Senado. No estudo, foi constatado que 89% da bancada dos senadores vinculados a concessões tem parentes na política. Com a nova legislatura, esse número pode alcançar 95% se o senador Ivo Cassol (PP) mantiver seu mandato. Ele responde a processo no Supremo Tribunal Federal. No caso de ser substituído, o porcentual ficaria em 90%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os vínculos com concessões de mídia são distintos, indo desde primos, tios, cônjuges e filhos com concessões em seus nomes, até os próprios políticos detendo veículos. É o caso, por exemplo, de Fernando Collor (PTB) e Acir Gurgacz (PDT), ambos reeleitos, respectivamente, para Alagoas e Rondônia. Os nomes dos senadores constam, em lista divulgada no site do Ministério das Comunicações, como sócios de veículos nos Estados pelos quais se elegeram. A relação do ministério foi atualizada em outubro último.

Leia mais:

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos

O deputado federal Wellington Fagundes (PR), eleito senador por Mato Grosso, é o único dos 20 senadores vinculados a concessões de mídia que não possui parentesco na política, tendo inclusive usado esse discurso na sua campanha. Deputado federal por seis mandatos consecutivos, integra a bancada por ter uma parente sócia de uma rádio em Rondonópolis, segundo a lista do ministério.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo