Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais votos

Serra busca apoio de militares

Sonia Carneiro - Jornal do Brasil
17 set 2002 às 11:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Numa tentativa de frear a aproximação de militares da reserva com Luís Inácio Lula da Silva, do PT, o candidato do PSDB, José Serra exibe nesta terça-feira um perfil nacionalista aos militares. Ele vai estar nesta terça-feira, às 14h, no Hotel Glória, para uma palestra para os representantes da Fundação de Altos Estudos da Escola Superior de Guerra (ESG).

O tucano deverá firmar um compromisso para dar continuidade aos programas prioritários das três forças armadas. Isso inclui a a construção e modernização de embarcações da Marinha, inclusive a construção do submarino nuclear.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, Serra pretende criar uma empresa nacional para construção de navios e equipamentos navais para exportação - nos moldes da Embraer. Todos os pontos do programa contaram com ajuda de militares da reserva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Processo arquivado

Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC


O candidato vai prometer se empenhar no reaparelhamento do Exército e da Força Aérea, além de implementar o Programa Calha Norte e o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivan).

Publicidade


- A renovação da frota da FAB, por exemplo, terá que levar em conta a política de ampliação do mercado de trabalho, uma nova política industrial - anunciou o coordenador do programa de governo de Serra, Luís Paulo Velozzo Lucas.


Serra prometerá, ainda, subsídios às indústrias de material bélico para estimular a produção e exportação de armas e material de defesa, como reforço à balança comercial do país. Mesmo assim, manterá sem contingenciamento para 2003 o Orçamento das Forças Armadas, de R$ 4,5 milhões para custeio e investimento conforme a proposta encaminhada pelo ministro Geraldo Quintão.

Publicidade


Caso seja eleito presidente, o tucano prometeu não permitir dispensa de recrutas por falta de recursos, como aconteceu na gestão de Fernando Henrique Cardoso. Serra dirá ainda aos militares da reserva que a estabilidade econômica permitirá o reaparelhamento sem comprometer os programas sociais.


Manter a democracia contra as ameaças da guerra, do terrorismo e do crime será o tripé da Defesa Nacional, diz o assessor do candidato tucano.

Publicidade


- É imprescindível que as Forças Armadas brasileiras melhorem seu equipamento e o treinamento de seus efetivos em todo o território nacional - afirmou.


Serra deverá manifestar restrições à renovação do protocolo com o governo dos EUA para o lançamento de foguetes pela Base de Alcântara no Maranhão. Mas aceitará um acordo, desde que haja revisão dos termos, assegurando o repasse de tecnologia e a contratação de brasileiros.

Publicidade


Serra deverá se manifestar, ainda, favoravelmente à continuidade do serviço militar obrigatório. Vai enfatizar que, apesar de não ter o apoio do ex-presidente JOsé Sarney à sua candidatura, incluiu em seu programa o projeto Calha Norte, iniciado pelo ex-presidente em 1989. Enfatizará também a importância da estratégia de presença na Amazônia, por causa da situação na Colômbia. E prometeu reforçar ainda os vínculos regionais de cooperação militar na América do Sul , sem prejuízo das relações bilaterais.


Aprofundará, também, os atuais programas de cooperação tecnológica de natureza civil e militar, como nas áreas de telecomunicações e de satélites com a China. E vai anunciar ainda a futura instalação, na Região Nordeste, de um sistema de proteção ao vôo semelhante ao Sivam.


Outra novidade será a criação de uma matéria que trate de introduzir informações sobre a carreira militar no ensino médio, no âmbito do programa de orientação para escolha de profissões.

Por fim, para a Região Amazônica, fará a promessa de construção de 20 navios-hospitais da Marinha, com o apoio da Petrobrás, visando a ampliação do atendimento às populações ribeirinhas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo