Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pagamento estava congelado

Servidores de Londrina com função gratificada voltarão a receber horas extras

Lucas Marcondes - Grupo Folha
12 abr 2023 às 10:35

Compartilhar notícia

- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em liminar concedida à Prefeitura de Londrina na segunda-feira (10), o juiz Marcos José Vieira, titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade, determinou a retomada do pagamento de horas extras para servidores do quadro efetivo do município que exercem função gratificada (FG).


O desembolso estava “congelado” por orientação do Tribunal de Contas do Estado Paraná. Ao analisar a folha de pagamento do Executivo, o TC-PR interpretou que a remuneração adicional seria, conforme descrito na decisão do magistrado, “incompatível com a exigência de disponibilidade integral dos servidores investidos nessas atribuições.”

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pagamento deixou de ser feito pelo Executivo ao fim de dezembro de 2022, segundo informações do procurador-geral da prefeitura, João Luiz Esteves. Ainda assim, de acordo com o titular da PGM, o município recorreu ao Judiciário para tentar reverter a medida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Imagem de destaque
Legislação

Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária


“Penso que os pagamentos identificados pelo TC-PR não se mostram ilegais”, julgou Vieira. Para sustentar o argumento, o juiz detalhou que “a orientação dada pelo Tribunal de Contas, embora invoque entendimento consolidado da Corte, não afasta a presunção de constitucionalidade da legislação local que regula o regime jurídico dos servidores públicos municipais.”


“Aliás, é de se registrar divergência jurisprudencial quanto à possibilidade de o Tribunal de Contas, que não tem função jurisdicional, exercer o controle de constitucionalidade”, completou ele.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Servidores com função gratificada voltarão a receber horas extras
Liminar da Justiça derrubou determinação feita em 2022 pelo Tribunal de Contas do Paraná. Decisão beneficia cargos como diretores de escolas
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo