Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

STF anulou Lava Jato por vícios, e a PF participou disso, diz diretor-geral

UOL/Folhapress
06 mar 2024 às 10:55
- Marcelo Camargo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O diretor-geral da PF (Polícia Federal), Andrei Rodrigues, afirmou que a instituição também tem participação nos "vícios" que levaram às anulações de investigações da Operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Segundo Rodrigues, a Lava Jato incorreu em "erros de toda sorte". A declaração ocorreu em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quarta-feira (6).

Publicidade


"Ao final, a Suprema Corte anulou a investigação por todos os vícios que houve, e a PF participou disso. Conluio talvez seja uma palavra muito forte, mas participou de maneira conjunta com o Ministério Público e a Justiça. O que se viu em gravações e em áudios que vieram a público foi uma relação absolutamente inaceitável, que fere o interesse público e as regras do jogo da investigação. nesta quarta-feira (6), buscamos exatamente o contrário: trabalhar com muita responsabilidade, com foco na legislação e nas normas que regem as investigações", diz Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF.


Rodrigues destacou que o STF apontou que "houve erro" em ações que envolveram o então ex-presidente Lula (PT) e, sem citar nominalmente Sergio Moro, referiu-se a ele como um "um juiz incompetente". "Tenho participado de muitos foros internacionais e, quando contamos a história de que o candidato líder das pesquisas foi preso e a pessoa que o prendeu virou ministro da Justiça do presidente eleito, as pessoas se chocam e ficam incrédulas".

Publicidade


O diretor-geral da PF ainda disse que a corporação aprendeu com "os erros" na Lava Jato e que agora o órgão trabalha dentro da "legalidade", de forma "responsável" e sem "exposição pessoal de investigadores". Isso, segundo ele, seria o maior legado da investigação.


"O grande legado da Lava Jato é não repetir os seus erros, não fazer o que eles fizeram porque, independentemente das pessoas que foram objeto das investigações, os processos foram anulados. Ou seja, não faz sentido a gente ter um esforço, um custo, um investimento para que ao final só se tenha resultado político, sem nenhum resultado positivo para o sistema de justiça criminal ou para a sociedade", afirma Andrei.


A Operação Lava Jato foi iniciada em março de 2014 e encerada em fevereiro de 2021, na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Naquele mesmo ano, a maioria dos ministros do STF entendeu que Moro foi imparcial no julgamento que condenou Lula. Nos últimos anos, a Corte também tem se debruçado sobre outras ações referentes às investigações da operação por supostas ilegalidades.


Imagem
André Vargas, primeiro político condenado pela Lava Jato, retorna ao PT
Quase dez anos após ser atingido pela Operação Lava Jato, o ex-deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados André Vargas produz pitaias em um sítio em Ibiporã
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade