Zaqueu Berbel (PRP) deve assumir vaga na Câmara Municipal na próxima semana. Ele é o suplente de Rodrigo Gouvêa. Nas últimas eleições obteve 1.717 votos, vinte a menos que o colega partidário. "Não me candidatei pelo salário, mas porque penso em contribuir para Londrina. Sou uma pessoa realizada e com passado digno. Criei minha família, construí meu patrimônio e consolidei minha carreira. Estou muito preparado para assumir o cargo. Temos que moralizar este país e nossa política", avaliou.
Berbel é natural de Cornélio Procópio e reside em Londrina desde 1968. Na cidade, ele casou e criou dois filhos, hoje advogados. Na UEL, Berbel formou-se em Direito e Contabilidade, além de ter curso técnico em magistério. Com 62 anos, atualmente é aposentado.
Substituição
Leia mais:
MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
O 'homem digno' não quis comentar a atual situação de Rodrigo Gouvêa, apenas limitou-se a afirmar que crê na Justiça. "Acho que a Justiça vai ser feita neste caso", disse. Berbel se mostrou incomodado em assumir o cargo sob a condição de deixar o plenário em breve, em caso de reversão judicial para soltura e recondução dele à Câmara. "Gostaria de assumir de outra forma. Ser empossado no cargo de um que caiu por corrupção me entristece muito. Estou em uma situação desagradável. Por isso minha expectativa é pequena", enfatizou.
Ele não pensa em fazer mudanças de gabinete e conduzir os trabalhos com ajuda do Diretório Municipal do PRP. Berbel pensa em trabalhar o lado ambiental do município. "Ecologicamente, vejo muitas falhas em Londrina. Um dos pontos em questão é a falta de planejamento ambiental para os resíduos de grandes geradores e também de bares e restaurantes. Muitos materiais ou produtos das cozinhas industriais são jogadas no esgoto ou ralo, o que é um absurdo. Londrina tem que ter lei e fiscalização para armazenamento e destinação desses resíduos", disse.
'Colega'
Zaqueu Berbel conheceu muito pouco o substituído, mesmo estando no mesmo partido de Rodrigo Gouvêa. "Conheci vagamente na campanha, muito vagamente. Na pesquisa aparecia sete pontos (percentuais) na frente dele. No dia da eleição, perdi, mas me conformei com o resultado", disse.
Posse
A data para a posse de Zaqueu Berber ainda não foi agendada. Neste sábado, ele terá uma reunião com a direção do PRP de Londrina. "Vamos tratar sobre esse período de interinidade e discutir procedimentos do mandato provisório", contou Adilson Souza Ribeiro, presidente do Diretório Municipal.