Lideranças de oito países latino-americanos encerraram ontem às 16 horas em Londrina o 2º Encontro de Lideranças Comunitárias da América Latina. Participaram do encontro representantes da Argentina, Chile, Venezuela, México, Nicarágua, Peru e Colômbia. Do Brasil, participaram lideranças de Londrina, Botucatu, Marília, Natal e Salvador.
A presidente do CONSUL, Joelma Carvalho, explica que as lideranças discutiram a ação comunitária a partir de três eixos centrais: cidadania, parceria e empoderamento (exercício do poder). "O encontro possibilitou a troca de experiências sobre o papel das lideranças comunitárias e sua relação com a própria base", diz Joelma.
Os encontros tiveram início em 2001, no Peru, e a cada quatro meses é realizado num país diferente. O evento tem financiamento da fundação americana Kellogg. No encontro em Londrina serão elaborados documentos propondo ações de trabalho que integrem, em rede, todos os parceiros envolvidos na discussão. "Pensamos uma metodologia de trabalho que vai possibilitar às lideranças do projeto trocar experiências permanentemente", comenta Joelma Carvalho.