Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

TRE: 'Não ficamos satisfeitos pela demora no processo'

Guilherme Marconi - Grupo Folha
07 jul 2022 às 09:16
- Guilherme Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Wellington Coimbra Moreira, foi questionado em Londrina nesta quarta-feira (6) sobre a recente decisão judicial que cassou o mandato da quatro deputados estaduais do Paraná por suposta fraude na chapa do PSL sobre a cota de participação de candidatas mulheres. Por lei, cada partido deve preencher no mínimo 30% das vagas com o sexo feminino. O magistrado cumpriu agenda em municípios da região Norte e Norte Pioneiro para reuniões preparatórias visando as eleições gerais em outubro com servidores e representantes das forças de segurança.


Moreira comentou sobre a morosidade do TRE-PR em julgar um processo sobre as eleições de 2018. "O anseio de alguns candidatos é o mesmo da justiça eleitoral. A justiça eleitoral cumpre o que é previsto em lei. Nós ansiamos que o legislador trace um procedimento mais célere para que a resposta seja justa. Nesta legislação, se conferem direitos aos representados ou eventualmente acusados como o contraditório e ampla defesa e para tudo isso existe prazo para que o demandado possa se defender. A justiça eleitoral não produz as regras, só cumprimos. Não ficamos satisfeitos pela demora no processo."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda cabe recurso ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a decisão do TRE, mas caso mantida poderá levar à perda das cadeiras dos deputados Fernando Guerra (União Brasil), Ricardo Arruda (PL), Coronel Lee (PSD) e Delegado Fernando (Republicanos), eleitos à época pelo PSL (hoje União Brasil) pelo quociente eleitoral. "Essa decisão ainda não transitou em julgado e isso importa dizer que eles ainda podem recorrer ao TSE, utilizando os recursos que estão à disposição", reforçou o desembargador. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Pode haver concorrência interna

Eleições 2024: pré-candidato à Prefeitura de Londrina, Turini se filia ao MDB

Imagem de destaque
Ilegalidade

Polícia investiga deputado estadual por 'operação policial' sem autorização em Curitiba

Imagem de destaque
Suspeitos presos

O que se sabe até agora sobre a morte de Marielle Franco

Imagem de destaque
STF

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada


Questionado se casos semelhantes poderão se repetir nas eleições deste ano com demora no julgamento das candidaturas e chapas, o presidente do TRE se limitou a dizer que "o que posso dizer é que o TRE obedecerá à legislação em vigor porque é essa a nossa obrigação".  


Leia mais na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade