Terminam na próxima quarta-feira, dia 31, os trabalhos da revisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que estão sendo realizados em 26 municípios do estado. Quem transferiu seu domicílio eleitoral ou realizou sua inscrição no TRE até julho deste ano deve comparecer aos respectivos cartórios eleitorais para comprovar sua residência no município.
O TRE realiza a revisão quando há denúncias de irregularidades nas transferências ou quando a quantidade de eleitores de um município é superior a 65% do número total de habitantes. O objetivo é tentar detectar pessoas que não moram no município mas mantém seu domicílio eleitoral na localidade para beneficiar eventuais candidatos.
Segundo a assessoria do TRE, as transferências de domicílios eleitorais costumam aumentar significativamente nos meses que antecedem a eleição. A revisão também tenta avaliar casos de políticos que lançam sua candidatura em um município diferente do que residem.
Leia mais:
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima para depor sobre envolvimento com empresas de apostas irregulares
Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose
Bolsonaro ensaia defesa jurídica em post e é contestado por especialistas
Projeto de Lei prevê aporte de R$ 23 milhões na Ceasa
O eleitor que ainda não atualizou seus dados junto ao TRE deve comparecer ao seu cartório eleitoral com seu documento de identidade, comprovante de domicílio e título de eleitor. Caso não participe da revisão, o eleitor pode ter seu título cancelado pela Justiça Eleitoral.