O desembargador Vicente Troiano Netto foi empossado presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, substituindo Sydney Dittrich Zappa. Troiano Netto - que vai comandar o Judiciário estadual pelos próximos dois anos - disse que sua prioridade é aumentar o número de juízes no Estado para agilizar a Justiça.
Ele comemora o orçamento equilibrado do TJ e aposta todas as fichas na aprovação de um destaque do anteprojeto que altera o Código de Organização e Divisão Judiciárias, que repousa na Assembléia Legislativa e prevê a criação de oito novos cargos de desembargador, 20 de juiz do Tribunal de Alçada e 12 de juízes substitutos em segundo grau. "O destaque resolve apenas uma solução de emergência, as mudanças precisam ser bem mais amplas", avaliou o novo presidente.
Em seu discurso, Trioano Netto disse que o Brasil tem população acima de 170 milhões de pessoas possui somente treze mil juízes. No Paraná, os 9,5 milhões de habitantes dispõem de apenas 467 juízes (na ativa). "A relação ideal é de um juiz para cada dois mil e quinhentos habitantes", ponderou.
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Seu antecessor lamentou não ter enviado o anteprojeto de reforma do Judiciário completo à Assembléia, que ainda depende de exame do Órgão Especial para depois ser encaminhado ao Legislativo. Zappa acredita que isso aconteça até o final do primeiro semestre. "A comarca de Pinhais tem apenas um juiz e cerca de 100 mil habitantes, é uma situação muito difícil", comentou. De acordo com ele, o número de processos julgados cresceu quase 20% de 1999 a 2000.
O Sindijus (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná) fez uma pequena manifestação em frente ao prédio do TJ. A intenção era protestar contra o ex-presidente, mas poucas pessoas compareceram. O Sindijus se declara descontente com a gestão de Zappa.
Também foram empossados os desembargadores Altair Fernando Patitucci (vice-presidente) e Tadeu Costa (corregedor geral da Justiça).
Roberto Pacheco Rocha tomou posse ontem como presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Entre suas metas está a revisão do eleitorado em vários municípios do Paraná, com base no censo. O orçamento trará dificuldades, segundo ele. "Para estas eleições temos praticamente o mesmo montante que tivemos para as anteriores."