O Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) aprovou nesta segunda-feira (25), por 12 votos a 3, a criação da 8.ª Vara do Trabalho para a cidade de Londrina. O vice-presidente da Câmara Federal, deputado André Vargas (PT) anunciou a novidade nesta tarde na tribuna da Câmara dos Deputados e considerou uma conquista para o interior do Estado. O TRT cogitava instalar em Curitiba e em São José dos Pinhais as varas aprovadas para o Norte do Estado, que iriam se instalar em Bandeirantes e Porecatu.
Na última sexta-feira (22), o deputado havia enviado ofício aos 15 desembargadores da Classe Especial do TRT 9.ª Região, argumentando sobre a importância da instalação da nova vara no interior. Segundo ele, duas novas varas seriam instaladas no Estado e as duas estavam previstas para a região metropolitana de Curitiba. "Seria uma injustiça se as duas novas várias fossem para a região metropolitana. Uma sim para lá, por conta dos conflitos trabalhistas do pólo automotivo, mas a outra teria que ser no Norte e nos mobilizamos junto a OAB e sociedade civil organizada para que fosse em Londrina para entender os conflitos nas usinas da região", declarou.
Vargas destacou ainda o papel da vereadora Lenir de Assis (PT), que se mobilizou em torno do tema juntamente com a Ordem dos Advogados e sociedade civil. Ele lembrou que Paraná tem a sétima maior população jurisdicionada do País, mas apenas 41 de seus 399 municípios possuem Varas do Trabalho. A de Londrina está entre aquelas com maior demanda em todo o Estado. De acordo com dados divulgados no sítio do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Segundo as informações, as Varas de Londrina tiveram um movimento médio de 1.400 processos nos três últimos anos e essa demanda intensificou-se muito por conta da ampliação da competência da Justiça do Trabalho com o advento da Emenda Constitucional 45, de 2004.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
A cidade de Londrina tem um volume de processos por vara bastante alto e conta com apenas sete varas. Curitiba, comparativamente, tem vinte e três. Segundo números da Justiça do Trabalho de Londrina, em 2012, entraram 1.390 novos processos em cada uma das sete varas existentes na cidade. Já nas 23 varas de Curitiba, ingressaram 1.108 novos processos no mesmo ano. Portanto, Londrina, hoje, tem mais processo por vara que Curitiba, o que justificava a instalação da 8ª Vara do Trabalho na cidade.