26/10/20
PUBLICIDADE
Eleições 2020

TSE estuda estender votação em ao menos 1h e reservar horário para idosos

Fabio Pozzebom/Agência Brasil
Fabio Pozzebom/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quinta-feira (6) que o horário de votação no dia das eleições deve ser estendido em pelo menos uma hora e que poderá ser reservado um horário especial para a votação de idosos com mais de 60 anos, considerados pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.


"Muito possivelmente nós estenderemos em pelo menos uma hora, de 8h às 18h, e muito possivelmente nós reservaremos o primeiro horário para quem tem mais de 60 anos e são considerados grupo de risco", disse Barroso.

Segundo o presidente do TSE, as medidas deverão ser confirmadas ainda neste mês. A ideia é indicar que os eleitores com mais de 60 anos votem das 8h às 11h.

Boletim municipal: Londrina ultrapassa 3,5mil casos de Covid-19 e registra mais duas mortes

Segundo Barroso, o horário preferencial não será de natureza obrigatória, mas uma sugestão para melhor organizar o fluxo de eleitores ao longo do dia. "Nós ainda não batemos o martelo. O que fizemos foi solicitarmos um estudo ao setor de estatística para calcularmos a saturação de cada uma das seções eleitorais no sentido de impedir a formação de filas e aglomerações", afirmou Barroso.

Tradicionalmente, o horário de votação vai das 8h às 17h. Mas, para reduzir a aglomeração de eleitores e evitar a formação de filas, a Justiça Eleitoral estuda prolongar a votação.

O TSE conta com a consultoria de estatísticos do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) para definir qual a melhor proposta para estender o horário de votação com o objetivo de evitar aglomerações.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as datas da eleição foram adiadas para 15 de novembro (primeiro turno) e 29 de novembro (segundo turno).

Outra medida já anunciada pelo TSE foi a exclusão nessas eleições da identificação dos eleitores por biometria. Por ser um processo mais demorado, foi avaliado que o recurso poderia aumentar as filas nos locais de votação.
Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Assistência social

Prefeitura prorroga contrato com Igreja Católica para abrigar moradores de rua

26 OUT 2020 às 12h01
Estrada rural

Acidente na PR-170 mata jovem de 20 anos neste domingo

26 OUT 2020 às 11h51
Série do Grupo FOLHA

Veja as propostas de Junior Santos Rosa para Londrina

26 OUT 2020 às 11h48
Você no Azul

Campanha da Caixa para regularizar dívidas chega a Londrina nesta segunda

26 OUT 2020 às 09h47
Caso Ghada

Polícia procura pichadores de restaurante árabe em Londrina

26 OUT 2020 às 09h31
Às margens da BR-369

Corpo é encontrado em lago próximo de condomínio fechado em Cambé

26 OUT 2020 às 09h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados