Um projeto de lei apresentado pelo vereador Professor Galdino (PSDB), de Curitiba, autoriza o sepultamento de animais não-humanos em jazigos localizados em cemitérios. Segundo justificativa do parlamentar, "muitos animais são considerados, praticamente, membros das famílias humanas, o que justificaria a medida.
"Devemos extirpar o antropocentrismo também no encaminhamento pós-morte, e buscar cada vez mais uma postura biocêntrica, para que cada vez mais haja a compreensão de que todos os seres são uma Unidade", argumentou.
Galdino diz que, apesar da importância dos animais na vida familiar moderna, não há, atualmente, respaldo da legislação para que eles sejam enterrados com "seus companheiros humanos". "Quando ocorre o falecimento de um animal muito amado, há dificuldades para se dar o encaminhamento respeitoso ao cadáver. Os cemitérios e crematórios particulares existentes cobram altas taxas, situação que inviabiliza a pessoas com menos recursos financeiros o encaminhamento adequado do animal falecido".
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
O projeto define que a competência para a regulação dos serviços de sepultamento dos animais de estimação nos jazigos das famílias concessionárias será do Serviço Funerário do Município, mas cemitérios particulares podem criar regras próprias para tais sepultamentos.