Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nesta sexta

Vereador Filipe Barros apresenta pedido de cassação de Takahashi e Alves

Fernanda Circhia - Redação Bonde
26 jan 2018 às 16:29
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O vereador Filipe Barros (PRB) apresentou na tarde desta sexta-feira (26) pedido de cassação dos vereadores afastados Mário Takahashi (PV) e Rony Alves (PTB) da Câmara Municipal de Londrina. Ambos foram denunciados e são investigados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na Operação ZR-3, por suposto envolvimento em esquema de associação criminosa em relação a projetos de mudanças de zoneamento em Londrina.

Em coletiva de imprensa, Barros afirmou que, após a divulgação da quebra do sigilo do processo e após analisar a denúncia do Ministério Público, entendeu o caso como gravíssimo. "Motivo pelo qual, ao nosso entender, houve quebra de decoro dos dois parlamentares. Por isso, apresentamos a denúncia com a solicitação para abrir uma Comissão Processante [CP] e investigar a quebra de decoro e, portanto, a cassação dos vereadores." Para Filipe Barros, as provas apresentadas no processo são robustas. "Tenho plena convicção que houve quebra de decoro", ressaltou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entenda o caso

Leia mais:

Imagem de destaque
Incentivo para participar das eleições

TRE-PR e Câmara de Londrina se unem para incentivar participação nas eleições

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu 25 mandados de busca e apreensão na manhã de quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Londrina e em outros locais na cidade, no âmbito da chamada "Operação ZR3", que investiga a negociação e a aprovação de projetos de loteamento no município. O promotor Jorge Barreto da Costa, coordenador do Gaeco, revelou que as investigações começaram em fevereiro de 2016.

Publicidade


Foram feitos pedidos de prisão para os vereadores Mario Takahashi (PV) e Rony Alves (PTB), mas a Justiça não os acatou. Ambos estão usando tornozeleiras eletrônicas desde a tarde de quarta-feira (24). Ambos ficarão afastados de suas funções na Câmara por 180 dias.


Além dos dois vereadores, estão na lista de investigados o assessor do vereador Rony Alves Evandir Duarte de Aquino, o ex-secretário municipal de Obras e diretor de Loteamento da secretaria Ossamu Kaminagakura (foi afastado do cargo pela prefeitura), a ex-presidente do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), empresária e membro do CMC (Conselho Municipal da Cidade) Ignes Dequech Alvares, o ex-secretário municipal do Ambiente, empresário e membro do CMC Cleuber Moraes Brito, o empresário e também membro do CMC Luiz Guilherme Christino Alho, e os empresários Brasil Filho Theodoro Mello de Souza, José Lima Castro Neto, Homero Wagner Fronja e Vander Mendes.

(Com informações do repórter Rafael Machado do Grupo Folha)

Mais informações em instantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade