Pesquisar

Canais

Serviços

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
'Não foi passeio'

Vereadores de Londrina explicam viagem a Brasília

Marco Feltrin - Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Os vereadores Jairo Tamura (PSB) e Ivo de Bassi (PTN) falaram na tarde desta quinta-feira (7) sobre a viagem feita a Brasília no início desta semana, alvo de críticas por parte da imprensa londrinense. Eles participaram do grupo de vereadores que foi ao Senado pressionar pela mudança na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz o teto de gastos das Câmaras Municipais.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e segue para apreciação da Câmara dos Deputados. Na carona, está outra PEC que amplia o número de vagas para vereadores em todo o País.

Continua depois da publicidade


Jairo Tamura disse que foi a Brasília 'brigar' pela Câmara de Londrina. "O orçamento seria afetado drasticamente. Conversamos com os senadores do Paraná e eles não tinham noção nenhuma desta redução. Qualquer verba que precisássemos para a Câmara seria necessário pedir amém para o prefeito. Até para pagar conta de luz", argumentou.


Na proposta original, a redução no orçamento seria de 60%, mas com as emendas o corte ficou em 20% para municípios acima de 500 mil habitantes. "Dá mais tranquilidade para dirigir a Câmara, mas vamos ter que fazer reduções".


Ivo de Bassi também usou os microfones da Câmara para rebater as críticas. "Não foi um passeio. Foi uma questão de honra. Ia ser uma lástima grande para todos os municípios, devido a grande distorção que existia. Tem vereador no Piauí que ganha salário de R$ 13 mil e a Câmara de Londrina não ia ter salário nem para pagar funcionário".

Continua depois da publicidade


De acordo com o relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), os novos limites fixados vão permitir a economia de R$ 1,8 bilhão ao ano. "Quem não estiver dentro dos novos limites vai ter que se adequar. Vamos economizar. E se há economia, aumentar o número de vereadores é um questão lógica", disse.


Barbosa define líder do governo na Câmara

O vereador Joel Garcia (PDT) foi designado pelo prefeito Barbosa Neto para ser o líder do Executivo na Câmara Municipal. Em seu primeiro discurso, Garcia defendeu o prefeito ressaltando seu ritmo de trabalho desde que assumiu o cargo, no dia 1º. "Ele está fazendo expediente das 6 da manhã às 10 da noite. Neste momento todos devem dar sua cota de sacrifício para mudar um quadro que atinge não só Londrina, mas todo o Brasil". O vereador falou ainda sobre o remanejamento de funcionários da prefeitura que estavam ocupando outros cargos. "Existem funcionários cedidos em Brasília, no Detran e aqui na Câmara. É momento de apertar os cintos e fazer economia total na prefeitura".


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade