Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições

Voto jovem representa 27% do eleitorado e pode decidir pleito

Ana Cristina Campos – Agência Brasil
15 set 2016 às 17:39
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que os jovens entre 15 e 29 anos representam 27% do eleitorado nacional, o que demonstra, para a Justiça Eleitoral, que o voto dessa camada da população deverá ser determinante nas eleições municipais de outubro.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 51 milhões de jovens de 15 a 29 anos, correspondendo a um quarto da população do País. Desses, mais de 75% (38.876.290) estão aptos a votar nas eleições deste ano, segundo dados do TSE. Os jovens entre 25 e 29 anos representam 10,83% do eleitorado; de 21 a 24 anos, 8,71% e de 16 a 20 anos, 7,45%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para o cientista político Leonardo Barreto, especialista em comportamento eleitoral, o voto dos jovens pode ser determinante nas eleições porque, por terem mais escolaridade que as gerações anteriores, acabam por influenciar o voto das pessoas do seu círculo social, como pais e avós. Segundo Barreto, pesquisas demonstram que a rede de amizades e familiares é o fator que mais influencia na escolha dos candidatos. "Mas o jovem costuma ter um voto crítico", diz o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Esperado

Municípios onde Bolsonaro teve mais votos tiveram mais mortes na pandemia de Covid

Imagem de destaque
Entenda

Cármen Lúcia assume TSE com desafio de pacificar relação com Senado

Imagem de destaque
A curto prazo

Pauta ambiental vai fazer parte das eleições, mas deve ter poucos efeitos práticos

Imagem de destaque
Crowdfunding

Eleitor ainda não tem a cultura do financiamento coletivo, aponta especialista


Voto facultativo

Publicidade


De acordo com a Justiça Eleitoral, 1.638.751 jovens de 16 e 17 anos votaram nas eleições de 2014. Para estas eleições municipais, 2.311.120 adolescentes estão aptos a votar. O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição.


O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 anos e menores de 18.

O Brasil tem 144 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições para prefeitos e vereadores. O primeiro turno será no dia 2 de outubro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade