Duas pesquisas de opinião pública divulgadas ontem mostram que Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aumentou a diferença para os outros candidatos a presidente e está próximo de chegar à maioria absoluta dos votos válidos, o que lhe daria a vitória no primeiro turno da eleição.
No levantamento do Ibope, divulgado ontem pelo Jornal Nacional da TV Globo, Lula aparece com 41% das intenções de votos. Os outros candidatos, somados, chegam a 45%. Na pesquisa do Vox Populi para o jornal Correio Braziliense, o resultado é semelhante. Lula tem 42%. A soma dos adversários, 45%. Para vencer no primeiro turno, é preciso que o candidato tenha pelo menos um voto a mais do que a soma dos outros concorrentes. A contagem desconsidera os votos nulos ou em branco.
Vox Populi
A pesquisa Vox Populi aponta a possibilidade de uma decisão já em primeiro turno. Segundo o instituto, Lula subiu três pontos e passou para 42%, contra 45% da soma dos outros candidatos. Serra caiu dois pontos e agora tem 17%, tecnicamente empatado com Ciro Gomes, que também caiu dois pontos e aparece com 15% das intenções de voto.
Leia mais:
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
Comissão da Câmara retoma projeto que prevê voto impresso e recontagem física
ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino
Como a margem de erro é de 1,9 ponto percentual, Ciro se encontra em uma situação curiosa. Está tecnicamente empatado com Serra, mas também com Garotinho. O candidato do PSB tem 12%, o mesmo índice da pesquisa anterior. Também no Vox Populi, o candidato do PSTU, José Maria de Almeida, tem 1%.
Também no Vox Populi, Lula ganhou espaço sobre os adversários. Na semana passada, ele tinha nove pontos a menos que a soma dos concorrentes. Agora, a distância caiu para apenas três pontos percentuais.
Nas simulações de segundo turno, Lula tem 53% contra 31% de Serra; 55% contra 28% de Ciro e 54% contra 27% de Garotinho.
Ibope
Segundo o Ibope, Lula ganhou dois pontos na última semana. Passou de 39% para 41% das intenções de voto. O tucano José Serra continua em segundo lugar, com os mesmo 19% da pesquisa anterior. Anthony Garotinho (PSB) subiu de 12% para 13% e aparece à frente de Ciro Gomes (PPS), que caiu de 15% para 12%. Os dois estão tecnicamente empatados em terceiro lugar, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual. José Maria, do PSTU, tem 1% das preferências.
A grande mudança está na possibilidade de uma vitória de Lula já no primeiro turno. Na pesquisa anterior, o petista tinha 39%, oito pontos percentuais a menos que a soma de todos os adversários. Agora, a distância caiu para quatro pontos percentuais.
O Ibope mostra vitória de Lula em todas as simulações de segundo turno. Os resultados variam pouco, independentemente do adversário. Lula teria 55% contra 36% de Serra. Contra Garotinho, o placar seria 55% a 33%. Se o adversário for Ciro, Lula teria 55% a 32%.