Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Evite imprevistos

Como fazer a manutenção preventiva do motor do seu carro

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jun 2020 às 11:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Como os veículos estão ficando mais tempo parados durante a quarentena, os motoristas devem ter cuidados básicos para evitar problemas mecânicos. O sistema de lubrificação, responsável por diminuir o atrito entre as peças móveis do motor e evitar o desgaste prematuro, é um dos principais pontos de atenção.

Ele é composto por itens como bomba, filtro de óleo, válvula reguladora de pressão, pescador de óleo, cárter e, em alguns veículos, radiador de óleo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O sistema de lubrificação ajuda a reduzir parte do calor gerado pelo funcionamento do motor. "É preciso ficar atento à manutenção preventiva do sistema de lubrificação para mantê-lo em perfeito funcionamento e evitar gastos desnecessários com o motor. Caso o veículo tenha ficado muito tempo sem rodar durante a quarentena, é importante verificar se o tempo para troca do óleo não expirou, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora SPVAT

Deputados estaduais de Londrina discordam sobre retorno do DPVAT

Imagem de destaque
Entenda

Motociclista que transporta passageiros ganha entre 60% e 75% mais, diz pesquisa

Imagem de destaque
Licitação aberta

Governo Lula vai gastar R$ 769 mil em novo heliponto para Planalto e prevê receber carro voador

Imagem de destaque
Será em novembro

GP do Brasil tem ingressos vips esgotados 7 meses antes da corrida


A recomendação é não descuidar do nível de óleo lubrificante. "A troca de óleo deve ser realizada de acordo com a indicação do fabricante, respeitando as recomendações do manual do proprietário do veículo, sempre observando as especificações do modelo”, comenta Silva.

Publicidade


Outro componente que merece atenção é o filtro. Esse componente deve ser substituído junto com o óleo lubrificante e não é recomendável colocar óleo novo com filtro velho.


O motorista também deve ficar de olho à luz de óleo no painel. "Quando ela acende, pode indicar não só que o nível de óleo está abaixo do mínimo, mas também outros problemas graves no sistema de lubrificação, como falta de pressão no sistema ou defeito em algum componente.

Publicidade


"Luz de óleo acesa é motivo de parada imediata do veículo e busca de um profissional qualificado” afirma Silva


Outros sinais de defeitos no sistema de lubrificação são os vazamentos de óleo. "É recomendável procurar um mecânico de confiança para verificar a causa do vazamento."


Ruídos estranhos também devem ser observados, pois indicam que a lubrificação dos componentes não está adequada.

O gerente da Nakata indica análise periódica dos itens do sistema de lubrificação por um profissional para garantir o funcionamento correto do veículo. "A manutenção preventiva amplia a vida útil do motor e impede que o motorista tenha paradas indesejadas e gastos dispensáveis”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade