Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Solução de problemas

Hidráulica sem segredos: arquiteto dá dicas para evitar dores de cabeça

Redação Bonde com assessoria de imprensa
26 jan 2021 às 14:08
Na cozinha, prever corretamente a altura da torneira propicia conforto na utilização da pia - Luis Gomes
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há quase 1 ano, quando intensificamos a presença em nossos lares, pequenos problemas domésticos podem ocorrer com mais frequência e, isso não seria diferente com as instalações hidráulicas em cozinhas, varandas gourmet, banheiros, lavabos e áreas de serviço, ambientes muito utilizados em qualquer residência. Por isso, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório Bruno Moraes Arquitetura, aproveita para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto, além de orientar quem está reformando ou construindo o lar. Confira!


Projeto Hidráulico
Na hora de construir ou reformar, é essencial o auxílio de um profissional especializado para a realização do projeto hidráulico. Para esse processo, é importante ter em mãos as plantas do imóvel com a localização dos pontos de água, estudar cuidadosamente todas as áreas molhadas da casa, além de conhecer os objetivos dos moradores. "Antes de começar a mexer na parte hidráulica, é necessário conversar com o cliente e saber exatamente as suas preferências”, afirma Bruno. É fundamental compreender as demandas aguardadas para a moradia, como a quantidade de saídas de água quente, fria ou filtrada, a preferência por chuveiro no teto ou parede ou a inclusão de uma ducha higiênica, entre outras questões. Com a lista completa nas mãos é que a equipe de projetos pode avaliar se o imóvel comporta a nova estrutura hidráulica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pia da Cozinha
Um dos problemas mais comuns nas casas é o entupimento do encanamento da cozinha, em razão do acúmulo de gordura de restos de comida deixados na pia. Bruno indica uma solução eficiente, e que cada vez mais têm sido utilizada por seus clientes: um triturador de alimentos. "É uma solução bastante interessante, pois evita que o sifão fique obstruído, além de reduzir muito a quantidade de lixo orgânico gerado pela casa”, revela Bruno.

Leia mais:

Imagem de destaque
Melhorando o ambiente

Como escolher o modelo certo para revestir o box do banheiro

Imagem de destaque
Casa Prática

Como facilitar o dia a dia e a manutenção de sua casa

Imagem de destaque
Placas adesivas

Piso Vinílico: conforto e praticidade no dia a dia das residências

Imagem de destaque
Para não perder materiais

Obra limpa e conservada: Saiba como organizar e proteger os materiais durante todo o processo


Ralo do box
Outro tema que requer cuidado é o ralo linear no banheiro, um modelo muito procurado ultimamente em razão de seu design discreto. Segundo o arquiteto, é necessário procurar modelos que possuam compartimento para a retenção de resíduos, evitando o entupimento.

Publicidade


Normalmente, as construtoras entregam os imóveis com o ralo padrão no meio do box. Para a realização do ralo linear – localizado no canto do box – é realizada uma interligação e o assentamento de um piso no ralo antigo para deixá-lo inacessível e esconder a saída. "Não abrir mão do modelo com cesto retentor de sujeira traz tranquilidade para os moradores, que contam com a garantia de não ter os resíduos levados para o ralo antigo, que ficou inacessível ”, detalha o arquiteto.


Furos na parede
Na hora da reforma, é inevitável não furar as paredes, mas todo cuidado é pouco para não estourar uma tubulação sem querer. Porém, hoje em dia já existe uma solução para evitar esse problema. "Nossa equipe de obras trabalha com sensores que mostram exatamente onde estão passando as tubulações de água e esgoto. Então, é possível fazer o mapeamento correto e avisar todas as interfaces do trabalho sobre os locais corretos para perfurar uma parede”, orienta Bruno.

Publicidade


Casos especiais
Bruno conta que na maioria dos imóveis, sejam residenciais ou comerciais, a altura dos registros e torneiras costuma seguir um padrão de acordo com a norma técnica. Todavia, muitas vezes o profissional é chamado para realizar adaptações importantes de acordo com o perfil do morador, como por exemplo um cadeirante, ou uma pessoa com estatura menor ou maior do que a média.


Vazamentos! E agora?
Quem nunca passou por alguma situação estressante envolvendo a parte hidráulica? E, diga-se de passagem, a depender do vazamento, o problema pode ser tão grande que comumente interfere até nos imóveis vizinhos. No caso de um vazamento repentino, a primeira ação a ser tomada é fechar o registro de água e procurar um profissional especializado para a realização dos reparos.

Publicidade


Principalmente, para quem mora em prédio, Bruno traz um conselho importante: "O seguro residência é uma excelente opção para cobrir esses problemas do dia a dia. Isso traz tranquilidade aos moradores no caso de vazamentos que podem envolver outros andares, causando perda de revestimentos, móveis, etc.”.


PEX
Nos novos empreendimentos, Bruno conta que as tubulações de PVC estão dando lugar para as do tipo PEX (feitas em polietileno reticulado) em razão de sua flexibilidade e resistência, principalmente às altas temperaturas. Porém, como se trata de uma tecnologia mais nova, ainda é pequeno o número de encanadores que trabalham com ela. Assim, o ideal é conversar com pessoas da área a fim de localizar um profissional com esse conhecimento.

Publicidade


Cheiro de esgoto
Bruno faz um alerta para um problema comum. "Se há cheiro de esgoto na sua casa, provavelmente existe alguma conexão errada. Eu vejo muito encanador falando que isso é normal, mas está errado, pois em hipótese alguma o odor deve retornar ao ambiente”, expressa. Para evitar esse inconveniente, o arquiteto trabalha com a instalação de isolantes de cheiros como os sifões ou ralos sifonados.


Pressão da água
Na hora da reforma, um erro recorrente está no esquecimento da verificação da pressão de água indicada para cada peça. Todas as embalagens de equipamentos hidráulicos apresentam os parâmetros de pressão máxima que aquela peça pode aguentar. Do contrário, isso pode ocasionar acidentes.

Auxílio profissional sempre!
Último conselho! Para evitar dissabores no futuro, Bruno enfatiza a ajuda de um profissional qualificado em todos os estágios da obra. "Além do profissional especializado em hidráulica, é importante contar com o olhar experiente de um arquiteto ou engenheiro para acompanhar de perto todos os passos, fazer uma análise das torneiras, dos eletrodomésticos e outros detalhes que só aparecem no decorrer da obra”, finaliza.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade