Pesquisar

Canais

Serviços

- Pixabay
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Preocupado com o preço?

Do banho à descarga: Dicas de economia de água

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 set 2021 às 11:54
Continua depois da publicidade

Os talões de águas cobram cada vez mais valores altos e a estiagem é uma constante no Paraná. Para não sofrer tanto na hora de pagar a conta, a Sanepar divulgou práticas que evitam maiores gastos de água.

Continua depois da publicidade


No banho

Continua depois da publicidade


Não são tempos para se distrair cantarolando no chuveiro. Considerando uma vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. O indicado é diminuir esse tempo para cinco minutos e economizar 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.


Continua depois da publicidade
Torneiras


Ao esfregar as mãos, escovar os dentes e aparar a barba, é preciso manter a torneira fechada. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta cerca de 13,5 litros de água. Se você abrir o mínimo torneira, consumindo, por exemplo, 3,5 litros, serão preservados 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa, terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação.


Prefira a pia


A barba não deve ser aparada durante o banho. Em dez minutos de chuveiro ligado, são consumidos no mínimo 60 litros de água. 


Caixa de descarga


Uma opção é colocar dentro das caixas de descarga uma garrafa de refrigerante de embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou utilizar a água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês: 480 litros de economia.


O ideal é acumular a louça


Por exemplo, empilhar e separar a louça do café e a lavar junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha funcionando 15 minutos consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1,8 mil litros.


Já ouviu falar no redutor de água?


Ele é uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits.


Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador.


Considerando o consumo médio da torneira de pia de lavar louça, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, 1,8 mil litros em um mês.


Nem pensar em lavar quintal ou carro


Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.


Use um balde e um pano para limpar o carro. Lembre-se novamente: uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água.


Vazamentos


Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês.


Dúvidas?


O SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

Continue lendo