Coberturas de gesso ainda são utilizadas para forrar tetos? Ajudam a isolar o barulho dos vizinhos de cima no caso de apartamentos?
O gesso ainda é uma boa alternativa para forrar o teto e pode oferecer isolamento acústico, mas não totalmente, porque a camada de ar existente entre a laje e o forro de gesso precisaria ser bastante espessa para poder abafar completamente sons mais fortes.
Porém, uma camada de ar muito grossa prejudicaria o pé-direito, encarecendo o custo final da edificação. Seria então necessário providenciar um preenchimento desta camada de ar com algum material (isopor, lã de vidro, placas/aglomerados a base de papelão) capaz de amortecer plenamente as ondas de som, e isto também implicaria em maiores gastos.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
No caso de apartamentos, ruídos mais fortes acabam passando para baixo quando a camada de ar entre o forro de gesso e a laje é insuficiente (pouco espessa), ou ineficiente justamente por não conter algum tipo de material capaz de amortecer as ondas de som mais fortes, e facilmente perceptíveis no silêncio da noite.
Os diferentes estilos de gesso não interferem no isolamento acústico, todos têm a mesma condição. Porém os mais utilizados por uma questão de estética e economia da obra são os lisos e os que apresentam iluminação embutida.
Os ondulados são utilizados com mais frequência em restauração de construções mais antigas.
Abel Scripes, engenheiro