Já passou o tempo em que o uso de cores diversificadas não era permitido na decoração. Cada dia mais as casas coloridas ganham novos adeptos. Um acessório ou ornamento com mais vivacidade confere um charme especial e transmite mais identidade, vida e alegria, contribuindo até para um dia descontraído, entretanto, é preciso tomar cuidado para não cometer excessos.
Caso a opção seja abusar das cores nos acessórios, a arquiteta Andréa Parreira dá uma dica importante: "mantenha as paredes dos cômodos brancas, como base, para que haja melhor harmonização das cores". O estilo com várias tonalidades pode ser aplicado em todos os ambientes da casa.
Na sala, uma boa opção de acessórios coloridos são as almofadas. Em um sofá neutro, as peças, podem combinar com os tapetes, quadros e cortinas, além de serem fáceis de trocar, e assim, ter um novo ambiente. Quadros cromatizados, por exemplo, trazem modernidade.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A cozinha é um ambiente em que o uso destas peças diferenciadas pode ser mais liberado. "Quadrinhos nas paredes, miniaturas nos armários, ou até mesmo paredes coloridas podem dar ao ambiente originalidade", sugere Andréa.
Até mesmo no home office é permitido um pouco mais de cor. "Poltronas alegres, enfeites e esculturas de mesa, troféus ou até mesmo flores conferem charme ao ambiente", recomenda a arquiteta.
Uma decoração com muitas nuances transmite bem-estar e entusiasmo, contribuindo até para um dia mais harmônico, entretanto, o cuidado com os excessos é essencial. "As cores devem combinar com maestria, obedecendo a tons mais claros e tons mais escuros. Caso opte por várias tonalidades, o ideal é respeitar entre as frias ou quentes, e caso utilize uma ou duas cores, abuse dos tons", conclui Andréa.
Serviço:
www.andreaparreira.com.br