Sinônimo de luxo em décadas anteriores, a suíte hoje é uma necessidade. Além de gerar mais conforto ao casal, ela torna o ritual do banho mais prático e rápido. Assim, ganha-se mais tempo para chegar àquele compromisso ou trabalho. Além disso, a suíte é uma forma de ter mais privacidade.
Para atender a essa necessidade, empresas ligadas ao setor de construção civil já projetam soluções arquitetônicas que contemplem a suíte. Na Construtora CasaMais, por exemplo, o padrão é que os apartamentos sejam projetados com dois quartos, sendo um deles suíte. "Desde 2010, percebemos um aumento na procura por quartos que tivessem o banheiro integrado e resolvemos investir nisso para gerar mais conforto aos clientes", conta Peterson Querino, diretor da empresa.
Conseguir um imóvel com suíte é o primeiro passo para ter mais conforto e exclusividade. O segundo passo é criar uma unidade harmoniosa entre as suítes e o restante do projeto. Fabiana Visacro e Laura Santos, designers de interiores do escritório VS Design, dão dicas de como tornar esse cantinho mais aconchegante e bonito por meio da decoração.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
"No caso do casal, o banho pode ter duas cubas. Os revestimentos devem ser práticos e podem ser neutros com alguns detalhes coloridos. Essas escolhas facilitam a limpeza. Uma iluminação diferenciada também é importante. Um rasgo ou pendente podem valorizar o espaço e criar um clima receptivo. Um piso de mármore ou granito torna o ambiente mais amplo e sofisticado", ensinam.
Preocupação para moradores, a exaustão da fumaça do chuveiro também tem solução. "O ideal é que, no caso da suíte, o box seja fechado até o teto. Assim, o vapor sai pela janela durante o banho e não entra umidade no quarto", explicam Fabiana e Laura.