Pesquisar

Canais

Serviços

- Began/Divulgação
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Antiguidades dão charme e sofisticação à Casa Cor SP

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Legenda: Presente em ambientes assinados por Jóia Bergamo, José Roberto Moreira do Valle, Neza Cesar, entre outros, Began Antiguidades possui mais de cinqüenta peças expostas.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

A Began Antiguidades, há quase um século no mercado de antiguidades e com mais 4 mil peças em seu acervo de 5 andares (um andar é dedicado exclusivamente a peças Baccarat), participará com espaço exclusivo da 23° Casa Cor, entre os dias 26 de maio e 14 de julho, no Jockey Club, em São Paulo.

Continua depois da publicidade


Baseado no tema sustentabilidade, o miniantiquário é assinado pelo arquiteto Ricardo Caminada e pela designer de interiores Luciana Pastore. revela um conceito contemporâneo para apresentar as antiguidades que podem ser adquiridas pelos visitantes da mostra.


Ricardo Caminada e Luciana Pastore provam que é possível usar produtos ecologicamente corretos até em ambientes sofisticados. A seda das paredes poderá ser reaproveitada após o término da mostra. Já o piso de carpete da InterfaceFlor, tem uma base de material reciclado com superfícies de nylon e outra de fibras naturais, como a lã.


Localizado na Praça Central do evento, o destaque do antiquário da Began fica por conta dos móveis e objetos de decoração, muitas vezes com passado na história brasileira. É o caso da mesa de jacarandá-da-bahia que pertenceu ao Barão de Mauá, com similar apenas na sede do Itamaraty no Rio de Janeiro. Há também o aparador em estilo neo-rococó brasileiro do século XIX, o par de ânforas em porcelana de Sévres do século XVIII e a coleção de espelhos venezianos do século XVIII.

Continua depois da publicidade


Mas o grande destaque do espaço é o lustre de cristal Baccarat de 30 braços com mangas, datado do século XIX e medidas de 1,70 x 1,40 cm. O lustre fica estrategicamente posicionado ao do piano de calda americano em laca preta brilhante de 1950.


A cristaleira de espelho recebeu iluminação especial para destacar a exposição de objetos antigos Baccarat. Forte tendência na última feira de Milão, o ladrilho hidráulico geométrico ganhou modelo sextavado especial para revestir o piso, em três tonalidades - preto, cinza especial e cinza camurça. "Usamos recursos antigos com soluções modernas e acabamentos atuais. Essa mistura resultou em um ambiente sofisticado, onde o clássico se encontra com o que há de mais inovador em tecnologia e materiais", diz Caminada.


Algumas paredes são revestidas de seda pura na cor prata e espelhos com acabamento Boisserie, revestimento típico dos séculos XVII e XVIII que ganhou ares modernos com os adornos em laca preta.


Ao todo, o espaço da Began conta com cinco espelhos venezianos distribuídos estrategicamente pelo espaço, um relógio e um barômetro de parede, ambos do século XIX, pintados a ouro. Duas ânforas deitadas, de cristal Baccarat, duas cômodas francesas Bombê, século XIX, uma cadeira inglesa Capitonê e um sofá inglês de veludo na cor vermelha. Algumas peças Baccarat pertencentes à nova coleção também fazem parte da decoração, taças, vasos diversos e peso de papel.


Os 8 espaços de Casa Cor


José Roberto Moreira do Valle assina o Bar e Festa onde utilizou três pares de arandelas Baccarat, três lustres Zenith transparentes com 24 lâmpadas, jamais expostos numa Casa Cor, um candelabro de chão utilizado, pelos czares da Rússia - peça única no Brasil e jamais exposta.


Na Sala de Imprensa, Maithiá Guedes utilizou um lustre Baccarat de cristais negros do designer francês Philippe Starck com 24 braços. Para ajudar a compor seu espaço peças antigas como microfones e rádios, além de muitos puffs e duas TVs de plasma de 46 polegadas.


A Adega, assinada por Betina Barcelos, Karina Salgado e Andrea Bugarib, possui um lustre de cristal Baccarat Plumi com 24 luzes, um Sturtout de Table do século XIX. Um par de vasos de opalina, pintados a ouro, uma champanheira dourada e uma garrafa, ambas Baccarat.


No ambiente Home Office, apartamento decorado pela arquiteta Simone Goltcher, a Began Antiguidades está presente com o castiçal Baccarat do designer Philippe Starck. ]


Na Casa Hotel, uma das vertentes da Casa Cor, e voltada à área de turismo, que acontece simultaneamente com a Casa Kids, a arquiteta Jóia Bergamo assina o Lobby Concierge. Para compor seu ambiente, Jóia utilizou um lustre de cristal Baccarat vermelho pintado a ouro e esmalte alto relevo.


A Suíte Ana Hickman, da arquiteta Neza Cesar, conta com um lustre azul esmaltado em relevo, datado do século XIX, e três arandelas Baccarat vermelhas da nova coleção, intitulada Mille Nuits.


Os arquitetos Saulo e Fernando Szabó assinam o Banheiro Feminino onde está presente o lustre Baccarat de cristais negros, com 24 braços, do designer francês Philippe Starck.

A Began também marca presença no espaço Café Nextel, assinado pelo arquiteto Fábio Galeazzo, que utilizou a cristaleira francesa, datada do século XIX, para compor o seu ambiente, além da cristaleira brasileira, estilo Luis XV, e um espelho italiano do século XIX pintado a ouro.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade