Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba como trocar!

Aprenda como trocar a resistência do chuveiro

Redação Bonde com Assessoria
14 ago 2017 às 17:34
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os principais motivos para que o chuveiro elétrico pare de funcionar são problemas na rede elétrica ou resistência queimada. Para o primeiro caso, será necessário contratar um eletricista ou técnico especializado para verificar o problema e resolver de forma profissional. Para o segundo, de fácil solução, o reparo pode ser realizado sem dificuldades ou riscos à sua segurança. Basta seguir alguns passos simples e rápidos.

Materiais

Uma resistência nova (verifique as especificações no manual de instrução do chuveiro, marca e modelo);
-Uma escovinha para limpeza;
-Chave de fenda (para alguns modelos de chuveiro); -Uma lixa pequena;
-Um pequeno alicate.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Instalação

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


1.Verifique se o chuveiro está, de fato, queimado, deixando a água cair por alguns segundos. Feche, desligue o disjuntor e ligue novamente. Repita o processo e cheque se a água está esquentando. Esse processo é feito porque, em alguns momentos, a água não enche o compartimento do chuveiro e o diafragma – responsável pelo apoio aos pontos elétricos e acionamento da corrente elétrica – não sobe, impedindo que os pontos toquem a parte superior do chuveiro, que é conectada à rede de energia.

Publicidade


2.Certifique-se de usar calçados com solado de borracha para prevenir choques elétricos, isolando o corpo em relação ao solo. Desligue o disjuntor geral.


3.Desmonte o chuveiro, desenroscando o espalhador e retirando a tampa. Alguns chuveiros podem exigir o uso da chave de fenda nessa fase. Cuidado para não danificar a borracha que fica entre a câmara e a tampa, pois ela serve para garantir o fechamento sem que haja risco de vazamento.

Publicidade


4.Antes de colocar a nova resistência, considere fazer uma limpeza na câmara, principalmente nos contatos, e no espalhador, usando a escovinha e a lixa. Caso hajam orifícios entupidos, desobstrua-os com um alfinete.


5.Verifique a posição da resistência queimada. A nova resistência deve ser colocada na mesma posição. Note que ela possui uma parte maior e uma menor. Isso significa que há uma forma específica de ser aplicada nos contatos. Pode-se notar um trecho maior entre contatos, onde será aplicada a parte maior da resistência, e um menor, onde será aplicada a parte menor correspondente.

Publicidade


6.Retire a resistência queimada com o alicate e encaixe a nova nas extremidades dos contatos e na canaleta (ou guia).


7.Com a resistência nova posicionada, remonte o chuveiro com a câmara, tampa e espalhador.

Publicidade


8.Antes de ligar o disjuntor, abra o chuveiro e deixe a água cair por alguns segundos (como no processo feito inicialmente para verificar se o chuveiro estava queimado). Isso faz com que o ar seja retirado da câmara e esta, por sua vez, seja preenchida com água. Esse processo é importante para evitar que a nova resistência também venha a queimar. Após o enchimento da câmara, ligue a chave geral e movimente a chave do chuveiro para a posição inverno. Verifique o aquecimento da água.


Dicas e curiosidades

-A chave inverno/verão é responsável por regular o trecho da resistência que será percorrido pela corrente elétrica. Enquanto na posição verão toda a resistência é ativada, permitindo mais espaço para a circulação dos elétrons, esquentando menos a resistência, na posição inverno apenas parte dela é ativada, permitindo menos espaço para os elétrons percorrerem, fazendo com que se choquem mais uns aos outros, deixando a resistência mais quente, elevando a temperatura da água;
-Ao manipular qualquer componente elétrico, não o faça com a palma da mão. Utilize, no primeiro momento, apenas as costas da mão, pois se estiver com a mão aberta sobre o componente energizado, os músculos contrairão, fazendo com que os dedos agarrem à peça;
-Ao recolocar o chuveiro no cano, vede-o com fita veda rosca a fim de evitar vazamentos; -O fio terra, presente nos chuveiros elétricos, é de cor verde ou verde/amarelo, e deve ser cuidadosamente manipulado e recolocado na mesma posição, pois é ele quem atenua o risco de choque elétrico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade