Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hobby

Aquário exige tempo, investimento e atenção; veja como montar o seu

Redação Bonde
10 out 2013 às 11:00
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cor vibrante dos peixes, aliada à luz que se reflete na água, são alguns dos motivos que levam tantas pessoas a criá-los em aquários. Muito mais que uma mera decoração, a prática do aquarismo, ou aquariofilia, é, para algumas pessoas, um hobby – e objeto de estudo para muitas outras –, que exige, tempo, investimento e atenção, mas que modifica e embeleza um ambiente.

A montagem do aquário vai depender da área disponível para acomodá-lo. Se ficar restrito a uma parte da estante, o recipiente – de vidro, acrílico ou plástico – não pode ser muito grande. Nesse caso, a espécie de peixe escolhida não pode crescer muito, senão, o animal não terá espaço suficiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Se a opção for por um aquário maior, a espécie pode apresentar um crescimento maior, ou se pode abrigar um maior número de peixes. Além dos bichinhos, para a prática do aquarismo, são necessários conhecimentos básicos de biologia e química, evitando erros, por exemplo, no pH da água, o que pode matar os peixes, plantas ou outros seres vivos – como crustáceos e moluscos, que também podem compor o aquário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Para criar a fauna e a flora do aquário de forma adequada, é preciso ter informações sobre as necessidades particulares de cada espécie e verificar a compatibilidade entre elas. Primeiro, e mais básico, é saber qual tipo de água – doce, salgada ou salobra – é mais parecida a seu habitat natural. Somado a isso, para cada tipo de peixe, há uma condição ideal de temperatura, pH e dureza – medida pela quantidade de íons de cálcio e magnésio – da água.


Fora esses três cuidados, ainda é necessário controlar a quantidade de amônia da água e a iluminação, principalmente em aquários que contiverem plantas, que precisam da luz para realizar fotossíntese. Além disso, os peixes, por não possuírem pálpebras, baseiam seu sono pela claridade, sendo que, se o ambiente estiver excessivamente claro ou for iluminado por muitas horas, o animal pode ficar estressado. Ainda deve-se prestar atenção na troca de água e na alimentação do bichinho, que não pode ser excessiva.

Tudo deve ser meticulosamente – ou melhor, química e biologicamente – controlado. É mais fácil manter esse controle em aquários pequenos, por isso, para pessoas sem experiência, recomenda-se recipientes pequenos, que exigem menos atenção e conhecimento de um criador de primeira viagem. (Fonte: hagah)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade