Preparar a casa para receber os amigos, purificar os ambientes ou até mesmo criar um clima de relaxamento no quarto, antes de dormir. Esses cuidados, que não se vê, mas que se sente, estão sendo popularizados através da aromaterapia.
Através do uso de óleos essenciais extraídos de plantas aromáticas, é possível aguçar as percepções do olfato e assim, criar sensações que ajudam a relaxar, concentrar, confortar, atrair, reestabelecer, a dar poder de raciocínio e até auxiliar na assepsia dos ambientes.
''Ao contrário do que se pensa, o óleo essencial não possui sempre um cheiro agradável. Entre os aromas, a pessoa deve escolher o que mais lhe agrada, seja puro ou combinado'', comenta Josefina Viani Mamprim, farmacêutica, consultora e estudiosa em aromaterapia.
Ela preparou algumas dicas para quem deseja aplicar a aromaterapia em casa (veja ao lado). A especialista explica que os alérgicos devem usar os óleos com cautela e saber as essências que podem lhe ser utéis. Para isso, ela indica sempre a consulta com um aromaterapeuta.
''Os óleos essenciais não devem ser usados próximos à região ocular e por isso, não costumo indicar a aplicação em travesseiros'', diz ela, que também ressalta os cuidados com os móveis: ''já tive problemas com manchas, portanto recomendo borrifar a essência no ar ou utilizar os aromatizadores'', completa.
No mercado, é possível encontrar aromatizadores de palitos, à vela, elétricos, à pilha e até em objetos decorativos, que servem como receptores, como por exemplo, as folhas secas e a canela.
As inúmeras opções e combinações de essências podem ser difundidas através de aromatizadores elétricos, velas, palitos de madeira, objetos decorativos e spray.
Escolha a essência certa
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
● Para receber os amigos:
Preparar o ambiente com duas horas de antecedência, com essência de gerânio, pura ou combinada com óleos de laranja, tangerina ou limão. É de aroma floral, doce e agradável. Auxilia na comunicação e possui poder acolhedor.
• Para o quarto:
Preparar o ambiente até meia hora antes de se deitar, com essências de lavanda, neroli ou bergamota, que são calmantes e relaxantes. Já para quem prefere as afrodisíacas, a indicação fica por conta do jasmim, sândalo e ylang-ylang.
• Para purificar a casa:
As essências de eucalipto, lavanda e tea tree purificam o ar, podem ser aplicados por toda a casa e ainda ajudam a previner resfriados e mal-estar.
• Para a cozinha:
A essência de lemongrass deixa um cheirinho agradável de limpeza e ainda possui ação animadora e refrescante.