Notícias

Arquiteta dá dicas para manter a casa mais fresca durante o verão

07 jan 2017 às 11:09

O ar-condicionado já se tornou item praticamente indispensável para os londrinenses que, durante o Verão, costumam enfrentar temperaturas acima dos 34º C. Mas manter o aparelho ligado durante todos os dias da estação mais quente do ano não é uma solução nada econômica.

O que fazer, então, para deixar os ambientes frescos e a conta de energia mais barata? Arquitetos garantem que dá para espantar o calorão com soluções aplicadas desde a concepção do projeto até depois de a casa já estar erguida.


A arquiteta, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras, Juliana Mussi, lembra que a primeira coisa a se pensar no planejamento de uma construção é a orientação solar.


"Os quartos devem receber o sol da manhã, para que não fiquem aquecidos demais no fim da tarde", orienta. Quando isso não for possível, uma solução é fazer uma parede dupla – com duas fiadas de tijolos - onde o sol bate. Isso impede a passagem da radiação solar, ajuda a manter o ar mais fresco dentro do ambiente e melhora a acústica.

Leia mais na edição deste final de semana da Folha de Londrina.


Continue lendo