Com o passar dos anos a sua casa perdeu o ar bonito e sofisticado de antes? Saiba que as construções antigas ainda exalam charme e beleza, mas podem ganhar novas versões combinando técnicas e elementos de decoração modernos, e o melhor, sem exigir muitos gastos. Confira as dicas das arquitetas, Erika Fukunishi e Thalita Miura Miyawaki, da EFTM Arquitetura para valorizar e renovar seu imóvel antigo, por dentro e por fora!
Fachada transformada
Na parte externa, a pintura é um dos primeiros passos para repaginar um imóvel e é um dos que mais transformam. "Escolha uma cor mais atual como tons de cinza e nude, se quiser manter a discrição, ou tons de verde, marrons, e até vermelhos, para ousar. Casas mais antigas, com estilo clássico, possuem detalhes de arquitetura como cornijas, frisos e capitéis que podem ser evidenciados pintando-os de branco com o fundo colorido ou vice-versa. Plantas e materiais de revestimentos, como pedras naturais, tijolinhos à vista e madeira, quando utilizados com moderação e harmonia valorizam o imóvel", acrescentam.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Detalhes decorativos no interior
Adesivos, papel de parede e espelhos são fáceis de aplicar e baratos. Objetos de decoração como vasos com folhagens, quadros e peças trazidas de viagens também não custam tanto e personalizam a casa. "Cuidado apenas para não colocar objetos demais. Escolha algumas peças para se destacarem no ambiente", indica Thalita Miura Miyawaki.
Do chão ao teto
O piso é um dos lugares da casa que mais demonstra o desgaste de anos de uso. "Se o da sua casa é de madeira, taco ou similar, renove-o contratando uma empresa para fazer a raspagem. Outras soluções que não exigem a remoção total do revestimento são a decoração com tapetes, a instalação de um piso vinílico ou de módulos de carpetes. Caso o chão seja de cimento queimado ou contra piso, você pode mandar fazer um desenho artístico e finalizar com resina transparente, ou simplesmente pintar com tinta epóxi", elucida Erika Fukunishi.
Se os azulejos antigos não lhe agradam mais, uma solução que não exige sua retirada é a aplicação de adesivos cortados em lojas especializadas. No teto, instale uma nova luminária ou pendente, ou ainda, coloque papel de parede. "É um pouco mais trabalhoso, mas o papel tem a vantagem de deixar o ambiente sofisticado e belo", garante a arquiteta.
Mobiliário com uma nova história
Com uma restauração, o móvel antigo de família pode recuperar todo o brilho do passado. "Móveis de madeira podem ser renovados realçando sua cor natural, se forem de madeira maciça, ou por meio de uma reforma alterando suas cores e texturas. Para transmitir o ar contemporâneo, peças clássicas podem ser pintadas com tinta apropriada ou laca. Caso seja estofado, a troca do tecido renova por completo. No caso de mesas, existe também a possibilidade de sobrepor o tampo com mármore ou ainda acrescentar detalhes em MDF, o que um marceneiro pode fazer. Nas cômodas e nos armários a troca dos puxadores é simples e dá outro aspecto ao móvel como um todo", completam as arquitetas.
Serviço:
EFTM Arquitetura (www.eftmarquitetura.com)