Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Home office

Arquiteto dá dicas para montar um escritório funcional em casa

Redação Bonde
12 mai 2016 às 11:53
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É verdade que hoje os homens são mais participativos na rotina doméstica, mas ainda é mais predominante entre as mulheres o desafio de conciliar carreira e família. Além da remuneração inferior à dos homens, as mulheres que trabalham fora lidam com o dilema diário "sou uma mãe boa o suficiente para meu filho?". É inevitável.

Uma pesquisa conduzida pelo LinkedIn com mulheres de 13 países, incluindo o Brasil, indicou que 63% delas definem o sucesso profissional como equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Por outro lado, uma pesquisa da Robert Half, de 2013, aponta que em 85% das empresas, menos da metade das funcionárias retorna à vida profissional após o nascimento de seus filhos. "As organizações têm muito a perder com esse cenário, já que as mulheres têm se mostrado grandes líderes e com características peculiares como a sensibilidade e a intuição", afirma Maria do Carmo Marini, consultora CEOlab especializada em Desenvolvimento de Pessoas e Coach.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A solução encontrada por muitas mulheres e algumas empresas é o home office, modalidade onde a pessoa passa a trabalhar na própria casa e pode, assim, acompanhar o dia a dia de seus filhos. Para Maria do Carmo, essa é uma tendência mais frequente entre as mulheres que já estão no segundo filho. "Além de valorizar o tempo que passam com as crianças, as mulheres avaliam o custo de babás e escolinhas, que acabam sendo muito altos em relação ao salário", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Um grande problema enfrentado pelas mulheres que fazem home office é a constante interferência dos familiares durante o horário de trabalho, principalmente, por parte das crianças. Maria do Carmo recomenda que a mãe estabeleça seus horários de atividade profissional e compartilhe com seus familiares a importância de cumpri-los. "A disciplina no trabalho em casa é fundamental para garantir produtividade e qualidade dos resultados. Além disso, o ideal é que todos os demais moradores da casa respeitem o seu trabalho e também que se tenha um espaço dedicado para as suas tarefas profissionais", conclui.

Publicidade



Como criar o seu escritório em casa


Segundo as sócias Cristina Rocha Andrade e Patricia Rocha, do escritório Rocha Andrade Arquitetura & Interiores não é preciso muito espaço para ter um bom escritório em casa. Para Cristina, arquiteta, o principal são as instalações elétricas e iluminação. "É importante ter luz direta iluminando a bancada. O ideal é ter a mesa de trabalho próximo à janela para explorar ao máximo a incidência de luz natural. Se não for possível, pode-se utilizar luminárias direcionadas para a bancada", explica.

Publicidade


Ter pontos de energia suficientes para atender aos diferentes aparelhos eletrônicos (computador, telefone, carregador de celular) também é uma necessidade importante. "Uma solução é fazer um painel falso na parede com portas para ocultar os fios. Pode-se também colocar uma régua na própria mesa para ficar fácil acesso de tomadas", afirma Cristina.


Patricia Rocha, designer de interiores, chama atenção para o mobiliário. "É fundamental que se tenha conforto e móveis ergonomicamente corretos. Isso contribui para a concentração do usuário", explica. Para ela, a cadeira precisa ter regulagem de altura, do encosto e dos braços e, se for giratória, melhor ainda. As medidas ideais para a bancada são 75cm de altura, 100 cm de largura e 55 cm de profundidade.


Outra dica das profissionais é manter o espaço organizado com caixas, pastas suspensas e organizadores de maneira que os materiais fiquem sempre à mão. Com relação à decoração, elas recomendam o uso de tons neutros e sóbrios (bege, branco, palha) e a aplicação de cores mais vibrantes apenas nos detalhes, como porta-canetas, murais e organizadores.

"O mais importante é ter um ambiente designado para o trabalho. Seja num ambiente exclusivo para isso ou compartilhado, esse espaço é essencial para ajudar as mamães a focarem nas atividades e manterem a concentração", finaliza Patricia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade