A paisagem de São Paulo é fortemente marcada por ícones arquitetônicos, muitos dos quais são de responsabilidade de Alberto Botti e Marc Rubin. A dupla fundou e até hoje coordena o escritório Botti Rubin Arquitetos Associados, um dos mais tradicionais e ativos do Brasil. Ao longo de mais de 50 anos, a empresa reuniu em seu portfólio cerca de 1000 projetos, incluindo verdadeiras referências urbanas, como o Centro Empresarial Nações Unidas (CENU) e o Landmark, a ser brevemente inaugurado, ambos na região nobre da Marginal do Rio Pinheiros.
Como forma de registrar seus trabalhos mais atuais, os arquitetos Alberto Botti e Marc Rubin lançam pela editora J.J. Carol, o Portfólio 2002-2009, livro bilíngue que reúne projetos e estudos realizados na última década, alguns deles já construídos. Com textos do arquiteto e jornalista Fernando Serapião em inglês e português, orelha do urbanista Jorge Wilheim e inúmeras fotografias e ilustrações, a obra mostra projetos da dupla de arquitetos divididos em seis tópicos:
1. Marcos Urbanos refere-se a projetos e obras com potencia para transformar visualmente a região para que foram imaginados, seja pela escala, seja pela forma. Entre eles destacam-se o Edifício de Escritórios Landmark, na Marginal Pinheiros, e o Brookfield Malzoni, a ser construído na Av. Faria Lima.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
2. Cristais Lapidados agrupa projetos que utilizam fechamentos com vidro, dando uma resposta a banalização das simples torres elaboradas com o material. Projetos em desenvolvimento para a Bolsa de Imóveis de São Paulo / Construtora Paula Eduardo e Yuny Incorporadora ilustram bem o tema.
3. Massa e Transparência apresenta um conjunto de projetos que alternam massas cegas e áreas envidraçadas, em edifícios de categorias diversas, altos ou baixos, mantendo uma correta linguagem arquitetônica. Edifícios-sede da Engevix, Roche Diagnóstica e o Edifício Unibanco Berrini representam adequadamente este tema.
4. Forma e Contexto traz formas que respondem a contextos pré-estabelecidos, projetos fortemente definidos em função da área de implantação. Neste item os edifícios para os Hospitais Alemão Oswaldo Cruz e Samaritano e o conjunto de edifícios de escritórios para a Bueno Neto na Vila Olímpia são os destaques.
5. Consumo e Complexidade reúne, entre outros projetos, um conjunto de shopping centers cujas dimensões e complexidade definem fortemente uma arquitetura diferenciada. Shopping Metro Itaquera, Boulervard Tatuapé e Shopping Center Iguatemi – ampliação e remodelação representam adequadamente este grupo de projetos
6. Arquitetura do Espetáculo mostra projetos e obras com programas destinados a eventos multiuso, com arquitetura de presença marcante. O Centro de Recepção e Convenções do Expo Center Norte, sua Arena Multiuso e Casa de Espetáculo em Angola são as referências neste item.