Não é preciso gastar muito para decorar e deixar um ambiente mais agradável. Uma boa dica para levantar o astral de um cômodo e torná-lo mais delicado e aconchegante é apostar nos arranjos florais. De acordo com a arquiteta Bianca Duarte, da Asenne Arquitetura e autora do blog Casos de Casa, muitas vezes um arranjo simples, já causa um efeito bacana e complementa a decoração.
Para não errar, a dica da arquiteta é escolher flores de uma mesma espécie ou de uma única cor. As flores podem ser compradas em feiras ou até mesmo no supermercado e ajudam a deixar a casa mais cheia de vida sem gastar muito. Na hora de montar, abuse da criatividade. Além dos vasos, copos, taças, xícaras, bules e até mesmo garrafas e potes de vidro vazio ficam lindos quando decorados.
Nos quartos e banheiros, use arranjos pequenos. Já nas mesas de centro e da sala de jantar, arranjos baixos são boas opções, já que não atrapaham a comunicação das pessoas ao redor. Já os aparadores encostados nas paredes podem receber um arranjo mais alto e volumoso. "Fica bem acomodado, sem o risco de ninguém esbarrar", complementa Bianca. Os espaços ao ar livre, como as varandas, também podem receber arranjos e ficam muito mais bonitos.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Veja algumas dicas para montar arranjos em diferentes tipos de vasos:
- Vasos pequenos: até copos de vidros podem se transformam em vasos delicados. Para decorá-los utilize pequenas quantidades de flores e folhas diferentes. Rosas e ervas são boas pedidas.
- Vasos cilíndricos: flores de hastes longas dão mais vida a esses vasos. Coloque quatro dedos de água para que a flor mantenha a aparência saudável e intercale flores e folhas, todas do mesmo tamanho para manter a harmonia. Quem quiser dar um toque a mais no arranjo pode envolver as hastes das flores e folhas com hera.
- Vasos com abertura larga e base estreita: nestes casos a dica é manter o contraste entre o topo do vaso, onde ficam as pétalas volumosas e a parte debaixo com as hastes. Limpe as hastes (elas ficarão bem aparentes), e deixe-as bem juntas uma das outras. O visual ficará lindo.
- Vasos altos e arredondados: flores longas ficam lindas neste tipo de vaso, como lírios ou delfinos, todas da mesma cor. Separe as hastes em dois grupos e coloque-os no vaso um de cada lado. Neste caso, não utilize folhas. (Fonte: Casos de Casa/GNT)