Esqueça aquele armarinho cheio de gavetas embaixo da pia. Com a valorização dos banheiros, o mobiliário ganhou novos contornos e materiais de grande durabilidade, que também garantem personalidade ao espaço.
Uma grande transformação se deve a elas, as majestosas bancadas que surgem sob medida e com matérias-primas nobres e diferenciadas, facilitando assim o corre-corre do dia a dia, pois agora, as escovas de dentes, os cremes e os perfumes ficam ao alcance das mãos.
Para explicar um pouco sobre a evolução dos banheiros, a arquiteta Carolina Sakuno conta que eles só passaram a ser incorporados pelos arquitetos, como um cômodo dentro da casa no final do século 18.
Tempos depois, os artefatos que compõem o ambiente adquiriram estética própria e, a partir disso, os banheiros passaram a apresentar em seus projetos, materiais ricos como mármore, louça, metais, entre muitos outros.
Ela também cita que uma das inovações mais significativas foi e continua sendo a substituição dos lavatórios de colunas para as atuais bancadas. ''Uma grande vantagem é que através da bancada conseguimos organizar melhor o espaço para cubas, armários e objetos, pois é uma peça que valoriza o ambiente tanto na questão funcional quanto no fator estético'', completa.
E para compor as bancadas, existe uma variedade enorme de materiais. Entre os mais procurados são as tradicionais pedras naturais, como os mármores e granitos, mas quem preferir pode optar por superfícies mais inusitadas. ''Há o porcelanato, que criou muitos adeptos, e também o corian, silestone, madeiras, vidros, aço inox e pastilhas'', diz.
Porém, para investir em uma bancada, a arquiteta explica que é preciso levar em conta o estilo e as dimensões do ambiente. ''Deve-se seguir um desenho que seja compatível com o restante do ambiente e analisar a questão de espaço e necessidade'', indica.
Então, para que o reinado das bancadas seja absoluto em seu banheiro, seguem alguns modelos para inspirar e provar que, quando o assunto são os revestimentos e modelos, a única regra é abusar da imaginação.
Design na bancada com lavatório duplo Copacabana, da Bergan para a Glass Company, que traz tampo com vidro com cubas moldadas e tampo instalado sobre bancada de MDF
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Um modelo mais clean da Glass Company: o lavatório Tâmi apresenta tampo e cuba apoiados com mão francesa de latão cromado
A dupla Carolina Sakuno e Fausto Cintra apostou na bancada em mármore travertino de cubas de apoio Roca, para a Haus Innen 2009
Da Michelangelo: bancada com mármore Grigio Michelangelo, em versão rocha polida; destaque para o projeto centralizado, que permite que ela seja utilizada pelos dois lados
Ousadia na bancada revestida com pastilhas de espelho da linha Brasil, da Pastilhart
Da Vidrotil: charme no banheiro revestido com pastilhas brancas e detalhes da coleção Entrelinhas
O projeto da designer de interiores Giovana Kimak e do arquiteto André Largura para o INDRA Catering & Eventos inova com a bancada de mesa de jantar, feita em madeira laqueada na cor branca e tampo com resina