Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nostalgia

Casa Cor Paraná abre as portas com foco no retrofit

Redação Bonde
30 mai 2012 às 12:12

Compartilhar notícia

- Marcelo Stammer/Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Conhecida por lançar tendências do mercado de arquitetura e design de interiores mundial, a Casa Cor Paraná lança neste sábado (1) sua 19ª edição recheada de inspirações para aqueles que desejam construir e reformar um espaço residencial ou comercial. Sediada na tradicional Casa Cultural
União Juventus, no bairro Batel, em Curitiba, a mostra se baseia no Retrofit (termo que designa a modernização de algo antigo sem que sua essência seja perdida) e se sustenta nos pilares do tema nacional do selo Casa Cor 2012: Moda, Estilo e Tecnologia. Como não poderia deixar de ser, os espaços desta edição exprimem a necessidade de preservação do meio ambiente e trazem em primeira mão lançamentos nacionais e mundiais de mobiliários, acessórios e revestimentos que enchem os olhos dos visitantes.

Logo no início é possível perceber a mescla suave e interessante de épocas gloriosas da arquitetura mundial. O ambiente "Hall de Entrada", assinado pelas arquitetas e light designers Carla Grüdtner e Cláudia Dall’Stella, proporciona uma viagem à Europa Clássica com recursos sofisticados e tecnológicos. Uma das tendências em evidência no espaço, de apenas 8 m², é o resgate do capitonê. Utilizada como destaque nas poltronas vintage em veludo vermelho com botões de cristais e também no papel de parede com textura em 3D, a tendência exprime o luxo de uma forma mais moderna. A sofisticação aparece ainda nas paredes em cinza níquel e nos três pendentes em cristais automatizados – que criam diversos cenários luminotécnicos para o ambiente. O ponto áureo fica por conta de duas telas da nova coleção "Cor e Luz" do artista plástico Carlos Eduardo Zimmermann, que mergulham em um universo de sensibilidade e sensualidade das cores e serviram como ponto de partida para a definição de todo o projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Diego Pisante/Divulgação
Diego Pisante/Divulgação


Na sequência, o espaço "Home Office", criado pelas designers Liliane Barreiros, Rosangela Pauli e Carla Armstrong, da Duomo Arquitetura e Interiores, promete transportar os visitantes para um universo lúdico. Desenvolvido como um espaço de criação de uma designer de joias, o ambiente de 17 m² busca na magia das pedras e no valor das obras de arte a linha mestra para uma composição sofisticada e funcional. Um dos destaques é o lançamento nacional de duas peças assinadas pela Ovelha Negra Design: a estante Honey Shelf, que tem como inspiração as formas hexagonais de uma colmeia, e a mesa de centro Clock Table, que sob o seu tampo de vidro correm os ponteiros de um relógio em madeira. Desenvolvida especialmente para o ambiente, uma obra da linha Déja Vu pintada à quatro mãos pela artista plástica Sila Lima em parceria com a artista plástica argentina Gabby Jardi Krizmancic propõe uma chamorsa releitura da obra "O Nacimento de Vênus" de Botticelli e encanta por sua riqueza de cores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo


Marcelo Stammer/Divulgação
Marcelo Stammer/Divulgação


Outro ambiente que chama a atenção é a "Sala de Refeições", da arquiteta Keyla Kinder, que buscou inspiração na Semana de Moda de Milão deste ano, mais precisamente no desfile da consagrada grife Gucci, para criar uma composição moderna. Com apenas 12 m², o ambiente inspirado no movimento "Art Déco" cria uma atmosfera elegante e moderna na medida certa para residências contemporâneas – que não contam com áreas enormes e atendem as mais diversas necessidades atuais. Os grandes diferenciais ficam por conta da parede preta com função de quadro negro, efeito conseguido com tinta esmalte preta fosca, e do lançamento nacional da Torre Gibi, da linha Comics, uma coleção de mobiliário vinda diretamente do Egito revestida com histórias em quadrinhos. Destaca-se ainda sobre a mesa o pendente semicilíndrico KS, que possui formato orgânica e é fabricado em lâminas de madeira certificada com acabamento em acrílico.


Daniel Sorrentino/Divulgação
Daniel Sorrentino/Divulgação


Por fim, o "Loggia Bar", assinado pela arquiteta Viviane Granemann Ribeiro e pela designer Josiane Maria Nascimento, retoma as clássicas loggias, galerias italianas abertas em um dos lados e sustentadas por colunas e arcos, com efeitos tecnológicos. Nas paredes, tecidos ecologicamente corretos lançados nacionalmente com exclusividade neste espaço, produzidos em algodão, viscose e poliéster, criam efeitos modernos com estampas inspiradas na grife italiana Missoni. A premiada poltrona Panicalle, do arquiteto e designer Yuri Albrecht, se destaca com linhas curvas e leves em meio aos revestimentos inusitados, como madeira sustentável, pastilhas de vidro e revestimento externo em poliuretano reciclado.

Serviço:
Casa Cor Paraná
Quando: De 1 de Junho a 11 de Julho
Onde: a Casa Cultural - União Juventus (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 389, Centro), Batel, Curitiba
Horário: De Terça a Sábado das 13h às 21h
Domingos e feriados das 11h às 19h
Mais informações no site www.casacor.com.br/parana


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo