As versões são inúmeras em termos de revestimentos, formatos e cores, mas o resultado é um só: quarto mais bonito e estiloso. São por essas razões que as cabeceiras se mantêm no ranking dos acessórios mais importantes na composição visual dos dormitórios e principalmente das camas.
As arquitetas Cláudia Grassano Ortenzi e Marcela Baioni Garcia explicam que o desenho da cabeceira depende do efeito que se quer projetar. Para elas, se o espaço não é grande, é aconselhável trabalhar com peças mais baixas e horizontais.
''Para alongar o quarto, muitas vezes projetamos cabeceiras de parede a parede. Aquelas que são altas ou que vão até o teto são mais indicadas em espaços maiores'', diz Marcela. A dupla também ressalta a tendência dos painéis em madeira e das peças estofadas. ''Além de bonitas, são muito confortáveis'', comenta Cláudia.
Porém, a escolha também é definida pelo contexto do ambiente e o estilo do morador. Para os arquitetos Carolina Sakuno e Fausto Cintra, não há uma regra a seguir.
Eles dizem que em muitas partes, o bom gosto é quem dita a melhor opção, como por exemplo, na escolha dos materiais. ''Podem ser desde os papéis de parede, tecidos, madeiras, espelhos, couros, pastilhas e até mesmo os adesivos'', explica Carolina.
E para quem está na dúvida sobre qual cabeceira escolher, aí vai outra dica importante: respeite as proporções do quarto e considere os modelos que podem ser facilmente alterados, pois nunca se sabe quando irá bater aquela vontade de redecorar o ambiente.
No projeto assinado por Cláudia Ortenzi e Marcela Garcia, a estrutura de madeira é fixada na parede, com revestimento estofado em camurça e detalhes de costura rebatida.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A suíte projetada por Carolina Sakuno e Fausto Cintra conta com painel em carvalho ébano, que estabelece um limite visual no quarto e demarca a área da cama.
Da Criare: cabeceira em painel MDP branco, valorizada pela composição com o papel de parede floral.
Irreverência na cabeceira de guarda desmontável, dos designers italianos Irmãos Adriano para a Bertolini.
Da Evviva: Funcionalidade no encosto em MDF, com arandelas acopladas nas laterais, e sofisticação na cabeceira projetada em painéis e perfis de alumínio.
Conforto e praticidade na cabeceira com apoio retrátil em três níveis, da Anjos Colchões.