04/04/20
32º/19ºLONDRINA
PUBLICIDADE
Inspire-se

Como aproveitar e criar quintais pequenos reunindo beleza e elegância

Não há quem não sonhe em ter um quintal em casa, uma área de lazer e descontração reservada e que dê a sensação de estender o lar. Com a atual tendência de residências cada vez menores, esses locais deixaram de ser considerados espaçosos e passaram a ser desenhados de acordo com a metragem disponível e as necessidades dos moradores. Quando bem estruturados, bem distribuídos e com mobiliário e decoração certos, um quintal transmite charme, beleza e aconchego para as mais diferentes atividades, sejam em família ou até para os que moram sozinhos.

iStock
iStock


Para os que pretendem aproveitar os menores cantos de sua casa para essa função, o habitissimo reuniu valiosas dicas e ideias para deixá-lo mais versáteis, úteis e aconchegantes, transformando assim o seu pequeno espaço ao ar livre em um refúgio de tranquilidade e diversão:

Invista em uma área verde: quanto mais verde você dispõe, mais fresco fica o local. No entanto, o pequeno espaço pode parecer um entrave para quem pretende cultivar uma horta ou jardim. Isso pode ser facilmente resolvido usando simplesmente uma floreira em madeira, um gramado para o piso e pedras mineiras delineando o caminho. Assim, você consegue um ambiente cheio de harmonia e um pátio arejado.

Arranje um espaço gourmet: para aqueles que querem aproveitar seu tempo livre com amigos e família, um espaço gourmet é o essencial. Para a criação desse ambiente, conte com a ajuda de uma mesa de jardim, de um banco fixo estofado e de um bom projeto de churrasqueira, sendo essa em uma escala menor para não perder sua funcionalidade. Como detalhe final, o piso pode ser em pedriscos, solução mais viável para os ambientes abertos.

Espaço zen: se seu desejo é aproveitar as horas da manhã ou do fim de dia ao ar livre para relaxar, aposte em um espaço zen. Para isso, construa em marcenaria um espaço para servir de apoio a um futon, com estrutura para cortinas. Dê preferência para colocá-lo em um local sem muito sol, assim você poderá utilizá-lo a qualquer hora do dia com muito conforto. O uso de pallets e almofadas é uma alternativa mais econômica para a composição desse espaço.

Espaço para os pequenos: quem tem filhos sabe que os pequenos são os que mais aproveitam os quintais. Se o espaço não é grande o suficiente para correrem, a melhor saída é a construção em marcenaria de um lugarzinho especial para eles. A famosa ideia da casa na árvore pode ser aproveitada mesmo sem a árvore, basta que seja feita de acordo com o espaço disponível para a altura, largura e andares. Outra boa dica é incluir algumas plantas, de modo que o ambiente fique mais fresco e aconchegante. E então, é só deixar a imaginação tomar conta da criançada.
Aposte na decoração: se não quer utilizar sua área externa, mas quer deixá-la bonita e harmoniosa, escolha uma fonte para ser o ponto chamativo do seu quintal. Um modelo interessante para espaços pequenos é o vaso em formato côncavo, que mesclado ao paisagismo e instalado sobre piso de seixos deixa uma aparência elegante e singular. Além disso, vasos grandes sobre pedriscos também personalizam o pátio com um ar sofisticado e é ideal para quem não tem um ambiente grande.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
Inspire-se
Como aproveitar e criar quintais pequenos reunindo beleza e elegância
Casa Jasmin
Casa de 70m² aconchegante e funcional
Sempre verde
Faltou espaço? Veja dez ideias para ter um jardim em qualquer cantinho
Continue lendo
Mantenha a ordem
Especialista em limpeza dá dicas para facilitar a vida de quem está trabalhando em casa
03/04/2020 14:40
Destaque ou detalhe?
Aprenda usar pendentes em diferentes cenários da sua casa
02/04/2020 15:54
Aprenda
Você sabe limpar o seu tapete de forma correta? Veja as dicas!
01/04/2020 17:07
Guia com ideias
Conforto para o lar: Confira sugestões sobre os melhores tipos de estofados
31/03/2020 16:30
Designer explica
Como a internet interfere em um projeto de interiores?
31/03/2020 16:15
Veja mais e a capa do canal